Os quase 8 milhões de hectares de área de plantio florestal no Brasil são capazes de estocar quase a totalidade das emissões brasileiras no ano de 2018 (1,9 bilhão tCO?e) — essa é a chamada neutralização de carbono por plantio de árvores.
No entanto, vemos a quantidade de árvores e de florestas nativas diminuir a cada ano. Desde o início da agricultura (há 12 mil anos), estima-se que o número de árvores no mundo foi reduzido em 46%. Só o Brasil perdeu 82 milhões de hectares de vegetação florestal entre 1985 e 2018. As florestas, que representavam 69% do território brasileiro em 1985, passaram a ocupar 59% em 2018. E ao longo de 2019, 1,2 milhão de hectares de vegetação nativa foi destruído em 56 mil pontos de desmatamento, sendo que 99% desse desmatamento foi ilegal.
Por conta disso, é essencial colocar em prática estratégias de restauração florestal. Com uma capacidade adaptativa incrível, a natureza pode conseguir se regenerar mesmo em áreas que sofreram profundas alterações só com a ajuda do tempo e de processos naturais. Precisamos incentivar iniciativas de conservação, restauração e plantio de árvores. E também colocar a mão na massa, plantando árvores ou atuando em projetos de arborização de cidades.
Veja o impacto positivo que isso pode gerar:
COMO COMEÇAR
Compense a sua pegada de carbono: o Idesam oferece uma calculadora que leva em conta informações sobre seu estilo de vida para obter a quantidade de árvores que você deve plantar para neutralizar a quantidade de carbono emitida em um ano.
Participe de projetos de plantio de árvores: os grupos Verdejando e Instituto Árvores Vivas promovem mutirões em diversos locais da cidade de São Paulo. Já o Muda é focado na recomposição da mata ciliar por meio do plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
Privilegie marcas e empresas que neutralizam suas emissões: busque por aquelas com a certificação do IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, que significa que compensam as emissões de carbono causadas pela sua cadeia produtiva e por eventos que realizam, entre outros.