loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Resíduos

Sempre que você decidir comprar um novo produto, pense sobre as suas características, mas também sobre sua embalagem. Tentar adquirir produtos que vêm em embalagens recicláveis, biodegradáveis ou compostáveis é uma alternativa para minimizar a problemática dos resíduos gerados pelo nosso consumo.

As embalagens recicláveis são uma boa opção porque ao fazer a sua destinação correta, enviando-a para a coleta seletiva, você aumenta as chances de elas serem recicladas e reaproveitadas. Já as embalagens biodegradáveis ou compostáveis são aquelas com características para se degradar, desfazer e apodrecer de maneira fácil e natural, tornando-se novamente parte do ciclo biológico. Algumas delas se biodegradam em velocidade maior, resultando em compostos ricos em nutrientes que são liberados no solo.

Existem diversos materiais biodegradáveis: o poliácido láctico usado na área biomédica; o celofane e o papel constituídos de celulose; o papel semente; o bioplástico de sacolinhas de mercado; e embalagens feitas de resíduos vegetais, como o plástico feito de amido de milho, mandioca, fibra de coco e serragem de madeira. Felizmente, os designers de produtos estão atentos às novas tendências e às demandas ambientais, desenvolvendo cada vez mais soluções biodegradáveis e compostáveis.

COMO COMEÇAR

No momento da compra, observe as embalagens dos produtos: procure por símbolos que podem ajudar a identificar a composição das embalagens e entender se são recicláveis, biodegradáveis ou compostáveis, como as estabelecidas na Diretrizes de Sustentabilidade para a Cadeia Produtiva de Embalagem e Bens de Consumo. Porém, seja crítico e analise os detalhes: há empresas oferecendo embalagens biodegradáveis e compostáveis, mas que são, de fato, somente sob condições específicas, limitando-os à necessidade de um centro de compostagem, por exemplo. Procure o máximo de informações sobre as marcas para fazer escolhas mais conscientes.

Faça a destinação adequada das embalagens: após o consumo, limpe e envie as embalagens recicláveis para a coleta seletiva e as embalagens compostáveis ou biodegradáveis para a compostagem.

RECICLE SUAS IDEIAS
Universidade Federal de Lavras
O vídeo (2 min) conta com a participação de pesquisadores que apresentam embalagens biodegradáveis feitas a partir do óleo de Copaíba.
Pequenas Empresas Grandes Negócios
O vídeo (3 min) mostra como é feita a fabricação das embalagens plásticas biodegradáveis, onde elas estão mais presentes e a perspectiva do consumidor sobre o pagamento sobre sacolas plásticas nos supermercados.
eureciclo
Este vídeo (2 min) explica como funciona o selo e seu sistema de compensação ambiental, mostrando como a Política Nacional de Resíduos Sólidos fez com que as empresas se preocupassem mais com a destinação das suas embalagens pós-consumo.
Instituto de Incentivo e Desenvolvimento de Embalagens Ambientais, Inovação e Sustentabilidade (Ideais)
O site explica todos os termos associados às embalagens, como bioplásticos, biodegradáveis, oxibiodegradável, compostável, além de fatos e fakes news sobre o assunto.
E-book Primeiros Passos: Resíduos
Que tal conferir outras dicas sobre consumo consciente e resíduos? Nosso e-book está cheio delas e vai ajudá-lo a colocar em prática hábitos que geram impacto positivo.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.