loader image
A água no seu dia a dia

O fato da Terra ser frequentemente chamada de “Planeta Azul” pode levar à percepção de que a água disponível para o consumo não tem limite, o que não é verdade. Apesar de ser um recurso abundante, apenas 2,5% da água na Terra é doce e quase 2/3 desse volume está indisponível para nosso uso imediato, pois encontra-se em estado sólido em geleiras, coberturas de gelo e neve ou em subsolos congelados.

Para se ter uma ideia dessa proporção, se toda a água da Terra coubesse em uma garrafa PET de 2 litros, somente 3 das mais de 40 mil gotas estariam disponíveis de forma imediata para o consumo.

Água

O DESPERDÍCIO DE UM PODE ABASTECER O OUTRO

Refletir sobre a maneira com que consumimos água é, portanto, de enorme importância para a conservação desse recurso finito, e para garantir que toda a população tenha acesso a ele. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 50 a 100 litros de água são suficientes para atender as necessidades básicas diárias de um indivíduo — beber, preparar alimentos, fazer a higiene pessoal e a limpeza doméstica, entre outras atividades. No Brasil, porém, a média de consumo diário é de 152,1 litros por pessoa, muito maior que o recomendado.

Esse consumo exagerado, aliado a fatores como perdas e desperdícios no sistema de distribuição e no uso da água pela indústria, é um dos responsáveis pelo desequilíbrio no acesso à água tratada por toda a população.

Cada indivíduo tem papel fundamental na proteção desse recurso natural. Afinal, utilizamos água a toda hora, no chamado consumo direto, o doméstico, e no indireto, por por meio de produtos e serviços que compramos e que também demandam água em seu processo de produção. Pequenas mudanças de hábito de consumo resultam em grande contribuição para a disponibilidade de água, principalmente se adotadas por um longo período de tempo e por várias pessoas.

VAMOS DAR OS PRIMEIROS PASSOS?

Para começar, conheça estes 10 primeiros passos:

Reduza o tempo de banho
Feche a torneira ao escovar os dentes
Xixi no banho
Conserte vazamentos em casa
Não descongele alimentos em água corrente
Leve a louça usando só a água necessária
Otimize a lavagem de suas roupas
Não use mangueira para lavar
Reaproveite a água
Calcule o seu consumo
E-book Primeiros Passos: Água

Um e-book completinho, recheado de informações sobre o impacto dos atos de consumo consciente para a preservação da água.

Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.
Porque se importar

0,26%

de toda água do planeta está
disponível para consumo (Shiklomanov e Rodda)

600%

foi o aumento da demanda de água
para uso doméstico nos últimos 50 anos (WRI)

35 milhões

de brasileiros não têm
acesso à água tratada (Trata Brasil)

40%

é o índice de perda na
distribuição de água no Brasil (Trata Brasil)

Glossário
CONSUMO CONSCIENTE
É consumir com melhor impacto, consumir diferente, sem excessos ou desperdícios, para que haja o suficiente para todos para sempre.
CICLO HIDROLÓGICO
Também chamado de “ciclo da água”, é o movimento contínuo da água presente nos oceanos, nos continentes (superfície, solo e sob as rochas) e na atmosfera. A água está sempre em movimento, alimentado pela força da gravidade e pela energia do sol que, ao mesmo tempo, provoca a evaporação das águas.
ÁGUA VIRTUAL
Referida também como “água invisível” ou “de uso indireto”, é o volume total de água utilizado nas etapas do processo produtivo de um bem ou serviço, considerando, em geral, o local em que foi produzido. O adjetivo “virtual” se refere ao fato de que a maior parte da água usada para produzir um produto não está contida no próprio produto. O montante de água contido nos produtos é, em geral, insignificante se comparado ao volume de água virtual.
PEGADA HÍDRICA
Ferramenta de gestão de recursos hídricos que calcula o consumo de água doce durante a produção e o consumo de bens e serviços, tendo por base os usos direto e indireto. A pegada hídrica representa o quanto iniciativas públicas e privadas usam de água para a produção de seus produtos e serviços em suas cadeias produtivas.
ÁGUA CINZA
É um tipo de pegada hídrica que representa as águas residuais das tarefas cotidianas — ou seja, a água que sai da máquina de lavar, do chuveiro ou da pia —, indicando o grau de poluição de água doce associada ao uso cotidiano.

COMPARTILHE

FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn