loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Calcule o seu consumo de "água virtual"

Todos os produtos que consumimos passam por várias etapas antes de chegar às nossas casas: extração de matéria prima, fabricação, transporte, armazenamento e venda. Cada etapa gera impactos, como a emissão de gases de efeito estufa (GEE), e demanda o consumo de recursos naturais, como água.

Essa água é chamada de “água invisível”, “água virtual” ou, mais formalmente, pegada hídrica. Esse conceito envolve todo o volume de água utilizado e também poluído ao longo do ciclo de vida de bens e serviços, ou seja, em todas as etapas pelas quais passam antes e depois de chegarem até nós. Ele nos ajuda a perceber que toda vez que desperdiçamos algum produto, perdemos também esse recurso natural tão precioso.

Para melhor visualizar como a água é consumida na produção de um item, pense na carne bovina: considerando a água que os animais bebem durante o período de engorda, a utilizada para a manutenção do local de sua criação e a necessária para a produção da ração por eles consumida, estima-se que a pegada hídrica da produção de 1 kg de carne bovina chegue a aproximadamente 15,5 mil litros de água. E ainda é preciso considerar que a água que retorna ao sistema hídrico pode estar poluída por conta do uso de fertilizantes no campo da cultura de ração ou pelo estrume.

Produtos eletroeletrônicos e de grande porte também exigem muita água durante sua produção: um celular consome mais de 12 mil litros de água e um carro, de 52 mil a 83 mil litros de água.

Veja esse exemplo:

No setor têxtil, a produção de uma única camiseta de algodão consome, em média, 2,7 mil litros de água. Já a produção de uma calça jeans, item básico no guarda-roupas de muita gente, chega a consumir 10.580 litros. Essa quantidade de água é suficiente para suprir o consumo residencial (lavar louças, tomar banho, beber, cozinhar…) de uma pessoa por mais de 3 meses.

COMO COMEÇAR

Não compre produtos desnecessários: reflita sobre uma compra antes de fazê-la. Pense se você realmente precisa de um novo item, se não pode consertar o que possui ou trocá-lo, pois toda vez que você deixa de comprar um novo produto, está poupando a água necessária para a sua fabricação.

Reduza o desperdício de alimentos: planeje o cardápio semanal e compre somente o necessário. Assim, você evita excessos que podem levar ao desperdício — ao desperdiçar um alimento, perdemos também a água utilizada em sua fabricação.

Substitua a carne bovina: opte por outras fontes proteicas, como frango e leguminosas, pelo menos alguns dias da semana. A produção delas demanda muito menos água que a de carne bovina.

Incentive empresas a divulgarem informações sobre a pegada hídrica de seus produtos: é importante pensar que a forma com que os itens são produzidos define muitos impactos ambientais e sociais, portanto temos o direito do acesso a esse tipo de informação.

Cobre o governo: é necessário que haja legislação para que a água seja usada de forma sustentável e transparente pelos fabricantes, com o objetivo de reduzir a sua utilização em processos produtivos.

MERGULHE FUNDO

6 Perguntas do Consumo Consciente
Desenvolvidas pelo Akatu, são um guia para você utilizar antes de fazer qualquer compra, para que a sua escolha seja a de menor impacto negativo possível.
Consciente Coletivo

Vídeo (2 min) da websérie do Akatu mostra que pequenas mudanças de comportamento de consumo, como evitar o desperdício e compras desnecessárias, podem fazer a diferença para proteger a água.

TV Escola

Vídeo (2 min) explica de maneira sucinta o que é pegada hídrica e como ela é calculada.

Water Footprint Network

Plataforma com uma galeria (em inglês) com dados da pegada hídrica de alimentos e bebidas, além de uma calculadora que estima a sua pegada hídrica com base no seu padrão de consumo.

WWF

Vídeo (3 min, em inglês) fala sobre os elementos diários que compõem a pegada hídrica de uma pessoa, mostrando que ela também é composta pela água utilizada na produção de todos os bens e serviços que consumimos.

E-book Primeiros Passos: Água

Um e-book completinho, recheado de informações sobre o impacto dos atos de consumo consciente para a preservação da água.

Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.