loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Faça xixi no banho

A urina humana é composta 95% por água e 5% por substâncias não nocivas, como ureia e sal. Dito isso, você pode muito bem usar o momento do banho, quando está consumindo água do chuveiro, para fazer xixi e economizar um acionamento de descarga por dia, que gasta de 6 a 12 litros d’água.

Ter vontade de urinar debaixo de água corrente do chuveiro não acontece só com você, é algo comum na fisiologia humana. Isso porque o som da água bate em nosso corpo como um aviso de que a bexiga está cheia e porque a situação do banho deixa as pessoas confortáveis e relaxadas, o que estimula o esfíncter uretral, estrutura muscular que controla a capacidade humana de segurar a urina.

Portanto, é hora de adotar a prática do xixi no banho.

Veja esse exemplo:

Se todos os brasileiros que têm um chuveiro em casa fizerem xixi no banho diário, vão evitar o acionamento de uma descarga por dia cada e, em uma semana, vão economizar 6,2 bilhões de litros de água, volume equivalente ao contido na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

COMO COMEÇAR

Coloque um post it no box escrito “xixi no banho”: assim, quando estiver se preparando para entrar no chuveiro, vai se lembrar de fazer xixi ali, e não no vaso sanitário. Deixe o bilhete até a prática virar um hábito.

Faça xixi logo no início do banho: você evita que o contato da urina com os pés leve ao aparecimento de frieiras e que o excesso de urina seja absorvido pelo rejunte do piso do banheiro, dificultando a higienização.

MERGULHE FUNDO

Xixi no Banho
A campanha da Fundação SOS Mata Atlântica incentiva toda e qualquer pessoa a fazer xixi no chuveiro, afinal, todos nós podemos adotar esse hábito.
A Patrulha do Xixi no Banho
Curta-metragem goiano (9 min) traz um grupo de crianças que adota diversas ações para convencer amigos e familiares dos benefícios ambientais de se fazer xixi no banho, despertando o interesse de pessoas de todo o mundo, inclusive de personalidades públicas.
E-book Primeiros Passos: Água

Um e-book completinho, recheado de informações sobre o impacto dos atos de consumo consciente para a preservação da água.

Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.