loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Conserte vazamentos em casa

Conhecidos como “pinga-pinga”, os vazamentos de água representam um desconforto não só para os ouvidos, mas para o seu bolso e para o meio ambiente. Quando discretos, podem ser deixados de lado e se estenderem por longos períodos, o que resulta em grandes volumes de água desperdiçados e prejuízos significativos na conta de água.

Uma torneira de cozinha que, ao ser fechada, continua com um gotejamento rápido, desperdiça 960 litros de água por mês. Essa quantidade é similar à ingerida diariamente por uma pessoa durante 1 ano e 3 meses.

Realizar a manutenção de torneiras e encanamentos, portanto, pode evitar o desperdício de água — e de dinheiro.

Veja este outro exemplo:

Se todas as casas do Brasil tiverem um único vazamento na torneira da cozinha, em apenas 3 dias seria desperdiçado um volume de água suficiente para encher os 6,2 bilhões de litros da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

COMO COMEÇAR

Não deixe para amanhã o conserto de um vazamento: em muitos casos, pequenos reparos são suficientes para acabar com vazamentos de água em casa, como, por exemplo, trocar o vedante da torneira, encontrado facilmente em lojas de materiais de construção.

Verifique a torneira: se ela não for alimentada por caixa d’água, feche o registro da casa, abra a torneira e espere a água parar de sair. Depois, coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se a água do copo for sugada pela torneira, há vazamentos.
Fique atento à conta de água: se o valor subir muito de um mês para outro, sua casa ou a edificação pode estar sofrendo com algum vazamento. Verifique torneiras, canos, além do teto e as paredes e, se perceber sinais como umidade, desníveis, manchas, mofo, poças d’água e azulejos soltos, pode estar ocorrendo vazamento.

MERGULHE FUNDO

Folha de S.Paulo

Reportagem apresenta um infográfico e explicações didáticas de como localizar vazamentos em casa.

Caça-vazamento da Caesb
Um manual de orientação para a realização de testes de identificação de vazamentos de água.
Sabesp
Aplicativo permite ao usuário comunicar vazamentos externos de água e esgoto à companhia para que sejam reparados.
4Fluid
A solução da startup brasileira Stattus4 permite detectar vazamentos por meio da “computação musical”, reconhecendo diferentes ruídos nas tubulações e suas origens. Por meio do software, um trabalho de varredura em uma concessionária de água que durava 24 meses para ser feito agora leva em torno de 4 meses.
E-book Primeiros Passos: Água

Um e-book completinho, recheado de informações sobre o impacto dos atos de consumo consciente para a preservação da água.

Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.