
Congelar alimentos é uma maneira de evitar o desperdício e garantir praticidade nas refeições. E, ainda bem, quase tudo pode ser congelado. Porém, no descongelamento, é importante tomar alguns cuidados para preservar a qualidade dos alimentos e evitar a perda de recursos naturais.
No lugar da água corrente, opte por descongelar o que precisa em uma bacia com água, que utilizará um volume muito menor desse recurso. Melhor ainda: planeje o preparo da refeição e tire do freezer com antecedência o que for usar, assim, o alimento descongela sem uso de água.
Um pedaço de carne, por exemplo, pode demorar de 6 a 12 horas para descongelar dentro da geladeira sem gastar água. Usando uma bacia, esse tempo cai para 2 ou 3 horas com o uso de 1 ou 2 litros de água. Em água corrente, o descongelamento ocorre entre 5 e 15 minutos, dependendo do tamanho da carne, mas o gasto de água é de cerca de 70 litros a cada 5 minutos.
Veja esse outro exemplo:
COMO COMEÇAR
Privilegie o descongelamento natural: planeje o cardápio da semana para facilitar a organização da retirada de alimentos do freezer com antecedência e o seu descongelamento dentro da geladeira, opção mais segura e que gasta água. Você pode também congelar os alimentos em porções menores, o que vai acelerar tanto o congelamento quanto o descongelamento.
MERGULHE FUNDO
Vídeo (1 min) da campanha do Akatu mostra dicas bacanas sobre como poupar água na hora de descongelar alimentos.
Vídeo (2 min) traz Rita Lobo lendo trechos de seu livro com dicas de como congelar e descongelar alimentos, ressaltando a diferença entre freezer e geladeira e mostrando truques para separar os alimentos em saquinhos.
Um e-book completinho, recheado de informações sobre o impacto dos atos de consumo consciente para a preservação da água.