loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Lave a louça usando só a água necessária

Lavar as louças sujas após as refeições é uma tarefa que faz parte do cotidiano de praticamente todas as residências com acesso a água limpa. E é possível realizá-la de maneira a consumir menos tempo e menos água — assim, ganham você e o meio ambiente.

Não é necessário, por exemplo, deixar a torneira da pia aberta durante todo o tempo de lavagem. Uma torneira de cozinha totalmente aberta chega a gastar até 25 litros de água por minuto. Se aberta apenas parcialmente, o consumo de água é de aproximadamente 14 litros por minuto. Também é possível diminuir a quantidade de água ao lavar louças removendo seus restos de comida antes.

Veja esse exemplo:

Se todas as residências brasileiras removerem os restos de comida dos pratos usando talheres ou guardanapos usados e utilizando água apenas no enxágue, em 1 mês será poupado um volume de água suficiente para encher 13 milhões de caminhões-pipa que, se enfileirados, dariam mais de 3 voltas na Terra.

COMO COMEÇAR

Abra a torneira apenas para o enxague: ao lavar a louça na pia, não deixe a torneira aberta o tempo todo. Use uma esponja com detergente ou sabão para a lavagem e só use a água corrente na hora do enxágue.

Remova restos de alimentos sem uso de água: o próprio talher ou um guardanapo usado podem ser suficientes para retirar os restos de comida de pratos e panelas. Assim, você poupa água nessa tarefa.
Deixe a louça de molho na pia: alguns minutos são suficientes para facilitar a lavagem. E procure usar o produto de limpeza em dosagens adequadas e recomendadas pelo fabricante, pois o excesso de sabão ou detergente demanda maior consumo de água no enxágue.
Instale um redutor de vazão ou arejador na torneira: essas peças diminuem o fluxo de água, mas mantêm o volume necessário para a limpeza de utensílios. Um arejador, por exemplo, pode trazer uma economia de 57% na vazão da torneira.

MERGULHE FUNDO

Minuto da Sustentabilidade
O vídeo (1 min) mostra o processo de lavagem da louça adotado em uma escola, que utiliza apenas bacias com água, sem a necessidade de água corrente.
Super Interessante
Reportagem traz um passo a passo para tornar a lavagem da louça mais eficiente, sugerindo da ordem em que os itens devem ser lavados até os materiais necessários.
BuzzFeed
Vídeo (3 min, em inglês) apresenta 9 passos para lavar louças de modo simples e eficiente, contribuindo para a redução no consumo de água.
Universidade do Estado da Califórnia
Pesquisa da instituição descobriu que as pessoas que lavam a louça de maneira mais consciente têm sua inspiração elevada em 25%, no sentido de afeto positivo, atenção e determinação, além de níveis de estresse e nervosismo reduzidos em 27%.
E-book Primeiros Passos: Água

Um e-book completinho, recheado de informações sobre o impacto dos atos de consumo consciente para a preservação da água.

Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.