loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Reaproveite a água em tarefas domésticas

A chamada “água cinza”, a água utilizada em atividades como lavagem de roupas, banhos e cozimento de alimentos, não precisa ter como destino o descarte. Ela pode ser reaproveitada na própria residência para usos não potáveis, da mesma forma que a água da chuva. Essa é uma maneira de reduzir o consumo desse recurso e do volume de esgoto enviado para as estações de tratamento.

Para você reaproveitar a água cinza é preciso adotar um processo adequado de coleta, armazenamento e reuso, evitando riscos à saúde da família e ao meio ambiente. Essa água pode ser utilizada em tarefas como: limpeza doméstica, lavagem de áreas externas, dar descargas e lavar o carro. E não podem ser usadas para regar jardins, hortas e gramados usados para praticar esportes.

Veja esse exemplo:

Se uma residência recolher a água que sai da máquina de lavar em todos os ciclos de lavagem, ao final de 1 mês terá coletado 770 litros de água. Isso é mais de 4% do consumo mensal residencial e um volume suficiente para dar até 130 descargas.

COMO COMEÇAR

Reutilize a água que sai da máquina de lavar roupas: direcione o cano de despejo para um balde para coletar a água e reaproveite-a na descarga dos vasos sanitários, para lavar o quintal ou o carro — veja que prático: essa água já vem com um pouco de sabão. E a água do segundo enxágue da máquina, a do amaciante, é ainda mais limpa, podendo abastecer a próxima lavagem.

Reutilize a água do ar-condicionado: ainda que pareça pouco, o pinga-pinga proveniente do ar condicionado pode chegar a 10 litros diários. Essa água pode facilmente ser armazenada com o auxílio de uma mangueira e usada na limpeza doméstica ou para regar plantas.

Reutilize a água do chuveiro: se o seu equipamento for a gás, use um balde para coletar a água que cai enquanto ela esquenta. Essa água pode ser reaproveitada para dar descargas, lavar o próprio banheiro ou áreas externas, como quintais e varandas.

Reutilize a água do cozimento: em menor proporção, você pode também reaproveitar a água do cozimento dos alimentos na cozinha mesmo, com a vantagem de preservar os nutrientes. Cozinhou algum legume? Guarde a água para fazer um caldo ou uma sopa.

Colete água da chuva: do lado de fora da casa, você pode montar uma cisterna, um sistema simples e de baixo custo na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório — use-a para lavar áreas externas ou na descarga de sanitários. Lembre-se de manter o recipiente bem tampado para evitar a proliferação de mosquitos, como o da dengue.

MERGULHE FUNDO

#águapedeágua
Vídeo (1 min) da campanha do Akatu indica como você pode captar e reutilizar a água que cai do chuveiro a gás enquanto ele esquenta.
Manual do Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Material lista boas práticas para o manejo e o reaproveitamento de água em casa.
eCycle

Vídeo (3 min) explica como funciona uma cisterna e quais seus benefícios ambientais e econômicos. Dentre os dados apresentados, chama a atenção o da economia: uma cisterna pode poupar a conta de água de uma residência em até 50%.

Bem-Estar

Reportagem fala dos benefícios ambientais e nutricionais de reutilizar a água do cozimento de alimentos em outros preparos na cozinha.

Cisterna Já
Movimento da Aliança pela Água promove a sensibilização da população para a captação e o reaproveitamento da água da chuva por meio de instruções, oficinas e mutirões para aprender a construir esse tipo de reservatório.
E-book Primeiros Passos: Água

Um e-book completinho, recheado de informações sobre o impacto dos atos de consumo consciente para a preservação da água.

Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.