loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Não use a mangueira para lavar o quintal e veículos

Quem vive em casa e possui áreas como quintal e calçada precisa mantê-las limpas e organizadas para o bem-estar próprio, da família e da vizinhança. Cuidar do veículo, por sua vez, é uma forma de garantir a segurança não apenas de quem dirige, mas também dos passageiros e pedestres. Além da manutenção mecânica, a limpeza e higienização também são pontos relevantes.

O que esses dois casos têm em comum? Tanto para limpeza dos ambientes externos da casa quanto dos veículos, o uso da mangueira é frequente, apesar de dispensável na maioria dos casos — em muitos municípios motivo até para penalização em forma de multa.

Para você ter uma ideia, lavar um carro com mangueira gasta, em média, 560 litros de água. Usar só um balde para o enxágue consome de 40 a 50 litros de água, portanto, uma enorme economia deste recurso. E manter a torneira do quintal aberta por 10 minutos gasta, em média, 190 litros.

Veja esse exemplo:

Se uma família limpar a calçada com vassoura em vez de usar a mangueira, o volume de água economizado em 1 ano (considerando 4 limpezas por mês) é suficiente para serem acionadas 2 descargas todos os dias durante esse mesmo ano.

COMO COMEÇAR

Troque a mangueira pela vassoura para limpar áreas externas: essa é a melhor opção. Mas, quando ela for insuficiente, opte por um balde com água de reúso (coletada da máquina de lavar, do chuveiro ou mesmo da chuva) para lavar a sujeira mais pesada.

Troque a mangueira pelo regador: na hora de regar plantas externas e jardins, o regador também funciona e evita o desperdício de água.

Troque a mangueira pelo balde d’água para lavar o carro: você precisa de menos água do que imagina para higienizar um veículo. Use um pano úmido e com sabão para lavá-lo e, na sequência, um balde d’água será suficiente para o seu enxague. Sempre que possível, utilize água de reúso nessa tarefa.

Lave o carro na sombra: quando exposta ao sol, a lataria do carro esquenta, fazendo com que a água e o sabão utilizados evaporem mais rápido. Além de dificultar a lavagem, isso acaba demandando mais água.

Experimente produtos de limpeza a seco: um kit de produtos para a lavagem a seco pode ser encontrado a preços acessíveis em supermercados, lojas de material de construção ou especializadas em materiais para carros. São uma boa opção para poupar o uso de água.

MERGULHE FUNDO

#águapedeágua

Vídeo (1 min) da campanha do Akatu mostra como é importante resgatar o balde e a vassoura para lavar o quintal e a calçada.
Vrum
Vídeo (3 min) explica como funciona a lavagem de carro a seco e os benefícios que ela gera em comparação a outras opções quando o assunto é consumo de água.
Prefeitura de São Paulo
Desde 2018, uma lei municipal prevê multas a quem lavar a calçada, o quintal ou o carro com água tratada ou potável na cidade de São Paulo. O valor da multa é de R$ 250, podendo dobrar em caso de reincidência.
E-book Primeiros Passos: Água

Um e-book completinho, recheado de informações sobre o impacto dos atos de consumo consciente para a preservação da água.

Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.