loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Alimentos da estação

Você já deve ter notado que hoje é possível encontrar em mercados e feiras quase todo tipo de alimento ao longo do ano inteiro, independentemente de sua época ideal. Isso acontece devido a práticas que permitem retardar ou acelerar o desenvolvimento de plantas, como irrigação, poda, aplicação de hormônios, melhoramento genético e clonagem.

Ainda assim, é recomendável respeitar a sazonalidade dos alimentos e escolher o que é “da estação”, o período em que frutas, vegetais e leguminosas se desenvolvem melhor devido às condições climáticas. Mas por que isso faz diferença? Pois quando os ciclos produtivos são respeitados, os alimentos captam melhor os nutrientes do solo e a demanda por intervenções é menor, reduzindo, por consequência, o uso de energia, água, agrotóxicos, fertilizantes e pesticidas. Você ainda tem a chance de poupar dinheiro porque, como a oferta é maior, esses alimentos da estação costumam ser mais baratos.

Preferir alimentos da época também significa consumir produtos mais frescos e produzidos mais próximos de você (pois não é necessário transportar algo produzido em outra região com diferentes características climáticas), e isso reduz as emissões de gases de efeito estufa e as mudanças climáticas. Dar prioridade ao que é produzido localmente ainda é valorizar os agricultores da sua região e é impulsionar a economia local.

COMO COMEÇAR

Prefira alimentos da época: pesquise quais são eles — comece pela tabela de sazonalidade de produtos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, o Ceagesp, e pelos mapas de cultivo de frutas, verduras e legumes conforme a época do ano do Vamos Comer Melhor —, anote num papel e na hora da compra dê preferência ao que é sazonal.

Diversifique sua alimentação: assim, suas escolhas ficarão menos restritas e será mais fácil privilegiar alimentos da época na hora das compras.
Compre em feiras e mercados locais: adote este hábito, sempre que possível, pois além de incentivar a economia local, o acesso a produtos frescos e sazonais é mais garantido, e você tem a chance de conhecer a origem deles.
CARDÁPIO DE INSPIRAÇÕES
Frutas da Estação
A campanha do Akatu ajuda você a conhecer quais são as melhores frutas para serem consumidas em cada época/mês do ano.
Alimentação: Como fazer boas escolhas para você e para o planeta

A cartilha desenvolvida por Instituto Maurício de Sousa e WWF-Brasil, e estrelada por Chico Bento, fala dos benefícios do consumo de alimentos mais frescos e traz uma lista de produtos regionais e sazonais — uma boa opção para trabalhar o tema com crianças.

Do Pasto ao Prato

O aplicativo mostra de onde vem a carne que você pretende comprar. Ou seja, é possível identificar a carne cujo frigorífico de origem está mais próximo de você.

Panelinha
O site possui uma seção chamada “Economize na Feira”, que apresenta receitas para utilizar alimentos sazonais.
Creative Beards
A animação (1 min, em inglês) mostra de maneira lúdica os benefícios do consumo de alimentos locais, tais como a preservação da cultura regional, a valorização da economia local e a redução dos impactos do transporte.
E-book Primeiros Passos: Alimentos
Confira o e-book caprichosamente feito para entregar a você as principais dicas sobre consumo consciente de alimentos.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.