A alimentação pode ser uma oportunidade de educar os mais novos. Pais e responsáveis podem ensinar as crianças sobre a origem dos alimentos, seu processo de preparo e a importância de evitar desperdícios, ao mesmo tempo em que se desenvolve uma relação de respeito com a terra e a natureza, fundamental para formar adultos mais conscientes.
Muitas vezes nos esquecemos, mas envolver as crianças no preparo dos alimentos e realizar refeições em família traz benefícios para além do físico. Estudos indicam que refeições em família estão associadas a melhor desempenho acadêmico, maior autoestima, menor risco de abuso de substâncias e depressão entre jovens e taxas mais baixas de obesidade.
Recomenda-se, ainda, convidar as crianças para a cozinha, para que participem do preparo da comida sempre que possível. Antonia Demas, antropóloga, nutricionista e professora da Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins (EUA), explica: quanto maior o envolvimento no preparo das refeições, mais fácil é educar sobre alimentação. A participação da criança neste processo aumenta a chance de ela querer experimentar o resultado final.
É importante também se atentar à rotina alimentar de sua família. Fazer as refeições em horários regulares e em casa colabora para que todos tenham uma dieta mais saudável, pois fica mais fácil evitar o consumo de fast food, de bebidas açucaradas e incluir nos cardápios frutas, legumes e vegetais.
Comer muito rápido, se alimentar assistindo à televisão ou mexendo no celular vão na contramão de hábitos alimentares mais saudáveis. Essas distrações tiram o foco da refeição, fazendo com que você ou as crianças comam mais sem nem perceber, pois a sensação de saciedade é inibida.
COMO COMEÇAR
Escolha receitas que possam melhor introduzir as crianças na cozinha: dê preferência para as de fácil preparo, com alimentos coloridos que chamam a atenção. Frutas, verduras e legumes também são ótimas opções, para combater o preconceito que algumas crianças têm e fazer com que queiram prová-los.
O vídeo (4 min) traz a fonoaudióloga Adriana Fernandes apresentando alguns benefícios de envolver as crianças no preparo das refeições e dando dicas para que esse processo seja seguro e agradável.