loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Inclua as crianças no preparo das refeições

A alimentação pode ser uma oportunidade de educar os mais novos. Pais e responsáveis podem ensinar as crianças sobre a origem dos alimentos, seu processo de preparo e a importância de evitar desperdícios, ao mesmo tempo em que se desenvolve uma relação de respeito com a terra e a natureza, fundamental para formar adultos mais conscientes.

Muitas vezes nos esquecemos, mas envolver as crianças no preparo dos alimentos e realizar refeições em família traz benefícios para além do físico. Estudos indicam que refeições em família estão associadas a melhor desempenho acadêmico, maior autoestima, menor risco de abuso de substâncias e depressão entre jovens e taxas mais baixas de obesidade.

Recomenda-se, ainda, convidar as crianças para a cozinha, para que participem do preparo da comida sempre que possível. Antonia Demas, antropóloga, nutricionista e professora da Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins (EUA), explica: quanto maior o envolvimento no preparo das refeições, mais fácil é educar sobre alimentação. A participação da criança neste processo aumenta a chance de ela querer experimentar o resultado final.

É importante também se atentar à rotina alimentar de sua família. Fazer as refeições em horários regulares e em casa colabora para que todos tenham uma dieta mais saudável, pois fica mais fácil evitar o consumo de fast food, de bebidas açucaradas e incluir nos cardápios frutas, legumes e vegetais.

Comer muito rápido, se alimentar assistindo à televisão ou mexendo no celular vão na contramão de hábitos alimentares mais saudáveis. Essas distrações tiram o foco da refeição, fazendo com que você ou as crianças comam mais sem nem perceber, pois a sensação de saciedade é inibida.

COMO COMEÇAR

Inclua crianças e adolescentes nas atividades da cozinha: atribua os afazeres de acordo com a idade para evitar acidentes — os mais novos podem separar os alimentos a serem usados, lavar as verduras e legumes e mexer algumas misturas fora do fogão. Os mais velhos podem descascar os legumes e mexer a comida na panela, sempre sob a supervisão de um adulto.

Escolha receitas que possam melhor introduzir as crianças na cozinha: dê preferência para as de fácil preparo, com alimentos coloridos que chamam a atenção. Frutas, verduras e legumes também são ótimas opções, para combater o preconceito que algumas crianças têm e fazer com que queiram prová-los.

Prepare as refeições e eduque ao mesmo tempo: nos momentos de contato com frutas, por exemplo, explique sua origem e o nome de sua árvore, ao invés de apenas entregá-las às crianças. No momento do preparo, caso a receita der errado ou o resultado final não ficar igual ao da foto, há a chance de ensinar a lidar com as expectativas.
Faça refeições em família: para que esses momentos sejam um descanso da agitação da vida cotidiana, deixe assuntos mais tensos (como notas de provas) para depois, preferindo conversas mais leves. A refeição é uma oportunidade perfeita para desenvolver a autoestima nas crianças, ouvir o que elas têm a dizer e demonstrar que você valoriza o que fazem.
Determine uma rotina de alimentação: estabeleça um intervalo entre as refeições considerando tempo suficiente para que a fome não seja tamanha a ponto de dar vontade de atacar doces ou comer lanches em grande quantidade. Como sugestão, especialistas recomendam cinco refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, podendo incluir a ceia após o jantar como uma sexta refeição.
CARDÁPIO DE INSPIRAÇÕES
BBC
A reportagem apresenta um compilado de dados sobre os benefícios de se fazer refeições em família, além de sugestões para os pais envolverem os filhos no preparo delas, desde a escolha das receitas até a divisão de tarefas.
Blog da Leiturinha
Reúne receitas simples e ideais para serem preparadas com a ajuda de crianças.
Afetoterapia

O vídeo (4 min) traz a fonoaudióloga Adriana Fernandes apresentando alguns benefícios de envolver as crianças no preparo das refeições e dando dicas para que esse processo seja seguro e agradável.

Family Dinner Project
O site (em inglês) da iniciativa da Universidade de Harvard (EUA) reúne conteúdos que ajudam a envolver todos os familiares no preparo das refeições e apresenta casos de famílias que fazem refeições juntas, destacando as experiências positivas deste hábito e compartilhando receitas.
E-book Primeiros Passos: Alimentos
Confira o e-book caprichosamente feito para entregar a você as principais dicas sobre consumo consciente de alimentos.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.