loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Apoie organizações que protegem a biodiversidade

A extinção de espécies da fauna e da flora, fator que pode dificultar e até mesmo inviabilizar a sobrevivência humana no planeta, está acontecendo em larga escala e sem suficiente movimentação política na buscas por soluções eficazes.

Especialmente no Brasil: o país ocupa o primeiro lugar entre os países “megadiversos”, que concentram 70% das espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e plantas do planeta, somando 163 mil espécies conhecidas e espalhadas por suas paisagens, mas depende muito de entidades da sociedade civil para conservar sua biodiversidade e criar programas de proteção às 3.286 espécies consideradas ameaçadas e às 290 em situação mais crítica.

Os desafios enfrentados por essas iniciativas, porém, são grandes. Em agosto de 2019, organizações da sociedade civil foram acusadas pelo presidente Bolsonaro, sem provas, de terem causado incêndios na Amazônia. Essas mesmas organizações vêm sofrendo com a falta de recursos e de apoio público para levar seus projetos adiante. Entre 2019 e 2020, foram extintos 42 cargos de chefia do ICMBio, órgão do governo federal que atua na conservação da biodiversidade, muitas vezes cooperando com organizações da sociedade civil, e seu orçamento sofreu uma redução de 26%. O Ibama também não saiu ileso, tendo 24% de seu orçamento cortado. Obviamente, em ambos os casos, a conservação e a defesa da biodiversidade brasileira ficaram bastante prejudicadas.

Cabe a cada um de nós, cidadãos, atuar fortemente para apoiar as iniciativas das organizações da sociedade civil e pressionar governos e empresas a adotarem medidas eficazes para proteger a biodiversidade do planeta, bem como valorizar os governantes e as empresas que o fizerem.

COMO COMEÇAR

Pesquise quais são as organizações que trabalham a temática: conheça o trabalho de cada uma delas, valorize sua atuação e divulgue seus projetos, reconhecendo a relevância dessas iniciativas dentro do contexto atual. Comece pelas seguintes: WWF, Conservação Internacional, The Nature Conservancy, Greenpeace, SOS Mata Atlântica e Renctas.

Faça doações: sempre que possível, doe para instituições de confiança que direcionam seus esforços para a preservação da biodiversidade. Se não for possível contribuir financeiramente, torne-se um defensor da causa apoiando petições e pedindo o apoio de políticos para o enfrentamento do problema.
Seja um agente multiplicador da causa: compartilhe a importância da preservação da biodiversidade com amigos, familiares e pessoas da sua comunidade para que todos tomem conhecimento do assunto e adquiram informação suficiente para também se engajarem.
ECOSSISTEMA DE IDEIAS
WWF
O vídeo (2 min) traz informações sobre a biodiversidade brasileira e apresenta um projeto que busca conservar espécies ameaçadas.
O Futuro Além da Paisagem
O livro da Conservação Internacional Brasil ressalta a importância de uma gestão participativa para a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade aliada à promoção do bem-estar humano, indicando caminhos para a atuação de diversos setores da sociedade.
Greenpeace
O site da ONG apresenta uma série de ações que investigam crimes ambientais que impactam a biodiversidade e precisam da colaboração da sociedade.

Restaura Brasil

A campanha da The Nature Conservancy pretende restaurar 1 bilhão de árvores no Brasil até 2030, contando com a mobilização de pessoas e empresas.
Lost & Found
O projeto reúne casos de espécies de animais e de plantas que quase desapareceram, mas foram reencontradas na natureza. A iniciativa aceita ajuda de voluntários.
E-book Primeiros Passos: Biodiversidade
Nosso e-book traz outros dados e maneiras de ajudar a preservar a biodiversidade. A gente sempre pode contribuir.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.