loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Prefira produtos que não fazem testes em animais

Ratos, pássaros, coelhos, macacos, gatos, peixes e anfíbios são alguns dos animais utilizados pela indústria para avaliar a eficácia e assegurar a não-toxicidade de novos produtos, tais como remédios, cosméticos e materiais de limpeza. Esses testes podem causar sofrimento físico e psicológico nos bichos e até levá-los à morte.

A lista vermelha da IUCN mostra que mais de 180 espécies de animais estão ameaçadas de extinção em função do seu uso em pesquisas. Esses testes prejudicam a biodiversidade, impactando negativamente no número de indivíduos de algumas espécies. É o caso das populações de macacos, que têm diminuído drasticamente por serem vítimas do comércio ilegal para uso em pesquisas.

Como se não bastasse o impacto na biodiversidade, o uso de animais em pesquisas ainda é, muitas vezes, ineficaz. Estima-se que 90% dos remédios promissores em testes com animais falham em testes com humanos. E, dentre os 93 efeitos colaterais perigosos de medicamentos, apenas 19% podem ser identificados por experimentos em animais, comprovando a baixíssima efetividade desses procedimentos.

Os avanços da biotecnologia e da biomedicina, aliados à robótica e à computação, têm permitido o desenvolvimento de novas alternativas aos testes em animais, como o uso de células e tecidos humanos (métodos in vitro) e técnicas avançadas de modelagem por computador (modelos in silico).

COMO COMEÇAR

Opte por marcas que não realizam testes em animais: procure informações no rótulo, no site da marca ou em outros canais de comunicação para saber se o processo de desenvolvimento do produto que você pretende adquirir não inclui testes em animais.

 Prefira produtos certificados: busque por selos que indicam uma cadeia produtiva cruelty-free (livre de crueldade, em português) ou produtos veganos, que não utilizam nenhum animal ou ingredientes derivados de animais. Alguns exemplos: o Leaping Bunny certifica marcas e produtos que não realizam testes em animais e o Selo Vegano garante que alimentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza não possuem nenhum ingrediente de origem animal, e que a empresa não testa os ingredientes ou o produto finalizado em animais.

ECOSSISTEMA DE IDEIAS
Te Protejo
A ONG brasileira ajuda o consumidor a fazer melhores escolhas listando as marcas que apoiam a causa animal por local de atuação, produtos oferecidos e tipos de certificação.
Trilhante
A videoaula (5 min) do canal apresenta o que a lei diz sobre experimentos com animais.
Cruelty Free
A ONG é referência global na luta contra os testes em animais e idealizadora da certificação Leaping Bunny.
E-book Primeiros Passos: Biodiversidade
Nosso e-book traz outros dados e maneiras de ajudar a preservar a biodiversidade. A gente sempre pode contribuir.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.