loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Ajude a proteger os polinizadores

A polinização está entre os mais importantes serviços ecossistêmicos: insetos, abelhas, pássaros e morcegos são responsáveis por transportar o pólen para a reprodução de 60 a 70% das espécies de plantas e 35% do cultivo agrícola global. As abelhas são os polinizadores mais eficientes e os que mais contribuem com a agricultura. Por outro lado, são também os que mais sofrem risco de morte por contato com agrotóxicos usados nas lavouras — só em três meses (dezembro de 2018 a fevereiro de 2019), meio bilhão de abelhas foram encontradas mortas no Brasil devido ao contato com agrotóxicos.

Estudos indicam que 1/3 da dieta humana depende dos polinizadores. Sem eles, teríamos uma dieta bem menos diversa e nutritiva — e poderíamos até viver uma escassez alimentar. Plantas que dão alguns dos ingredientes mais presentes em nossa mesa dependem dos polinizadores, como as macieiras, os tomateiros, e os pé de café e feijão.

A extinção em massa de abelhas e outros polinizadores também pode acarretar o aumento nos preços dos alimentos. Sem a polinização natural, precisaríamos desenvolver alternativas artificiais para cumprir o trabalho do animal, o que demanda investimento na produção.

Além disso, plantas que dependem de polinizadores contribuem diretamente para a produção de vários itens que fazem parte do nosso dia a dia: medicamentos, biocombustíveis, fibras, materiais de construção, instrumentos musicais e artesanato, entre outros.

COMO COMEÇAR

Proteja os polinizadores: pense duas vezes antes de matar uma abelha ou espantar um pássaro. Evite o uso de inseticidas ou pesticidas em suas plantas domésticas.

Prefira alimentos orgânicos: eles são cultivados sem o uso de agrotóxicos, grandes responsáveis por um ambiente prejudicial aos polinizadores. Estudos indicam que o uso do químico neonicotinoide pode levar à perda direta de abelhas e zangões, enquanto o uso de herbicidas impacta negativamente na diversidade das abelhas, uma vez que reduz a disponibilidade de flores.

Organize ambientes adequados aos polinizadores: tenha, por exemplo, troncos e ninhos na sua casa, horta ou jardim e disponibilize néctar por meio do plantio de espécies variadas de plantas nesses locais. Onde não há riscos, não incomode ou destrua ninhos, pois os polinizadores se reproduzem e protegem suas crias neles. Se sua casa não tiver espaço suficiente, proponha a implementação dessa iniciativa no seu condomínio ou em uma praça na sua comunidade.
ECOSSISTEMA DE IDEIAS
Akatu
O material da campanha Biodiversidade Importa ressalta a importância de se fazer escolhas de consumo que ajudam a preservar os polinizadores.
Greenpeace
A ONG criou a campanha “Salve as Abelhas” para explicar o que elas têm a ver com a gente e estimular a prática da agroecologia, a produção sem agrotóxicos.
Bee or not to be?
A ONG brasileira tem uma série de campanhas e conteúdos para sensibilizar cada um de nós para a necessidade da conservação das abelhas.
Mega Curioso
O vídeo (3 min) explica de maneira simples como o desaparecimento das abelhas pode afetar a humanidade e o planeta como um todo.
FAO

O vídeo (1 min, em inglês) mostra como os atuais padrões de agricultura intensiva e a crise climática têm ameaçado os polinizadores.

E-book Primeiros Passos: Biodiversidade
Nosso e-book traz outros dados e maneiras de ajudar a preservar a biodiversidade. A gente sempre pode contribuir.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.