loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Crie ambientes adequados para pequenas espécies

A perda de habitat representa a maior ameaça à biodiversidade do planeta. Atualmente, são destruídos a cada ano 17 milhões de hectares de florestas tropicais, lar de pelo menos metade das espécies da Terra. O Índice Planeta Vivo indica que, das diversas ameaças sofridas pela biodiversidade, a perda do habitat responde por quase metade delas entre mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios. Para peixes, responde por 28%.

Quando animais e plantas são removidos de seu ambiente natural, todo o ecossistema em que estavam inseridos é prejudicado — além disso, eles se veem obrigados a alterar seu ciclo de vida ou até mesmo desenvolver novas características físicas para tentar sobreviver.

Oferecer locais favoráveis para a manutenção das espécies é contribuir para reverter essas situações. E você pode contribuir se tiver espaço em casa, no condomínio ou na sua comunidade. Um exemplo do impacto de transformar o quintal em um mini santuário vem do Reino Unido, onde os jardins domésticos somam 1/4 de toda a cobertura urbana da Grã-Bretanha e abrigam 133 tipos de aves, mais da metade das espécies da região.

COMO COMEÇAR

Construa um “mini santuário”: se você tem quintal em casa, considere transformá-lo em um local para a preservação da biodiversidade. Faça um jardim suspenso ou o plantio de espécies variadas de plantas. Caso não tenha espaço para isso em sua residência, leve a ideia para o condomínio ou espaço público na comunidade. Assim, você passará mais tempo ao ar livre, aprendendo sobre plantas e animais e ajudando na sua preservação.

Participe de movimentos e preservação da vegetação: a Canto Vivo é uma ONG de Sergipe que trabalha pela recuperação e preservação da vegetação de comunidades locais por meio da coleta de sementes pelas trilhas da mata sergipana, que são destinadas à produção de mudas ou distribuídas para a população e organizações com o intuito de serem replantadas. O projeto Fruto Urbano, que conta com o apoio do Instituto Soma, de São Paulo, faz um trabalho similar, no qual reúne voluntários para a realização de plantios coletivos de árvores frutíferas em espaços públicos. Na capital paulista, a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização existe para ampliar a cobertura vegetal arbórea, aumentar a biodiversidade e promover a melhoria da qualidade ambiental na cidade.

ECOSSISTEMA DE IDEIAS
Raíz
O material indica plantas que você pode ter em casa, no quintal ou no jardim, que costumam atrair insetos.
eCycle
O material dá dicas para cuidar do jardim e transformá-lo em um mini santuário para pequenos animais.
The Wildlife Trust
O guia da instituição (em inglês), disponível para download, ensina a cultivar um jardim que seja atraente para insetos.
E-book Primeiros Passos: Biodiversidade
Nosso e-book traz outros dados e maneiras de ajudar a preservar a biodiversidade. A gente sempre pode contribuir.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.