loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Invista em alimentos orgânicos e diversificados

Nosso modelo de produção agrícola está profundamente conectado à perda da biodiversidade, em particular a produção intensiva de alimentos. Isso porque ela está associada às mudanças no uso da terra, o que acarreta alteração e perda de habitat para espécies da fauna e da flora.

O cultivo de uma só cultura ainda leva aos crescentes níveis de vulnerabilidade genética. Desde 1900, cerca de 75% da diversidade genética de plantas foi perdida: agricultores em todo o mundo substituíram suas múltiplas espécies locais por variedades geneticamente uniformes e de alta produtividade. Hoje, das 6 mil espécies de plantas cultivadas para alimentação, menos de 200 contribuem substancialmente para o consumo global e só 9 representam 66% da produção agrícola.

Outro processo da agricultura intensiva que prejudica a biodiversidade é a aplicação de agroquímicos em larga escala, que desequilibram populações de espécies e podem levar à contaminação do solo e do ar. Atualmente, 40% de todas as espécies de insetos correm risco de extinção devido ao uso de agrotóxicos — e não há como se esquecer que eles também podem ser danosos para a saúde dos trabalhadores rurais e de quem consome esses alimentos.

Infelizmente, cerca de 1/5 de todo o agrotóxico comercializado no mundo é utilizado no Brasil. Em 2019, em menos de 10 meses o governo brasileiro aprovou a liberação de mais de 300 agrotóxicos no país, dos quais 41% foram classificados como extremamente ou altamente tóxicos e 30% foram proibidos na União Europeia.

Um caminho para diminuir os impactos da produção de alimentos na biodiversidade é privilegiar o consumo de alimentos diversificados e orgânicos. A produção orgânica é livre de pesticidas e os cultivos geralmente utilizam métodos que têm a natureza como aliada, como a agroecologia, respeitando os processos ecossistêmicos, as espécies da fauna e da flora e a sazonalidade dos alimentos.

COMO COMEÇAR

Opte pelo consumo de alimentos orgânicos, diversificados e agroecológicos: assim, você contribui para o fortalecimento da agricultura livre de pesticidas e para a disponibilidade de uma variedade de fontes nutricionais, o que resulta em benefícios para o meio ambiente e para a sua saúde.

Frequente feiras e mercados orgânicos: comece a comprar nesses endereços e faça disso um hábito. A plataforma Feiras Orgânicas disponibiliza um mapa com a localização de feiras e mercados de produtos orgânicos, informando os que trabalham com entrega de cestas a domicílio. Basta escolher o que melhor se adequa a você.

Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes: diversifique o cardápio! Existem diversas receitas com frutas, verduras e legumes que podem ser facilmente preparadas e são super saborosas.
Pesquise sobre dietas saudáveis e sustentáveis: elas evitam a repetição do mesmo tipo de alimento, garantindo uma diversidade de nutrientes e de produções no campo. Também desestimulam o consumo excessivo de qualquer grupo alimentar, em especial os com alto impacto ambiental associado e de fortes indícios de prejuízo à saúde, como proteínas animais em excesso e açúcares adicionados em produtos industrializados.
ECOSSISTEMA DE IDEIAS
Orgânico Simples
O vídeo (5 min) explica que a denominação “orgânico” vai além da ausência dos agrotóxicos por meio de depoimentos de trabalhadores.
Dietas baseadas no planeta
A plataforma do WWF aborda os conceitos e os benefícios da adoção de dietas sustentáveis. Ela contém uma calculadora que permite comparar o impacto ambiental de dietas em 172 países e calcular o impacto da sua dieta atual, projetando como o planeta seria afetado se o seu consumo de alimentos fosse diferente.
IFOAM
O vídeo (2 min) da Federação Internacional dos Movimentos da Agricultura Orgânica mostra quais são os benefícios da produção orgânica para o meio ambiente.
E-book Primeiros Passos: Biodiversidade
Nosso e-book traz outros dados e maneiras de ajudar a preservar a biodiversidade. A gente sempre pode contribuir.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.