loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Crise climática

O transporte é a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa (GEE) no setor de energia no Brasil: em 2018, respondeu por 49% do total emitido nesse segmento. Isso é resultado da extensa frota de  veículos que utilizam combustíveis fósseis, como a gasolina e diesel.

Ao escolhemos a maneira de nos deslocar na cidade, é importante ter em mente que o transporte individual (carros e motos) emite três vezes mais GEE do que o principal transporte coletivo à nossa disposição, o ônibus, e seis vezes mais que o metrô. Além disso, o uso individual dos automóveis resulta em diversos impactos negativos que vão além do agravamento da crise climática, como possíveis danos à saúde da população por conta da poluição e também o estresse causado por trânsito e congestionamentos.

Muitas vezes nos esquecemos delas, mas há duas alternativas de mobilidade muito mais saudáveis e sustentáveis, perfeitas para trechos curtos: a bicicleta e a caminhada. Ao escolher uma delas, em vez de usar outro modal, ganhamos em saúde e contribuímos para o combate à crise climática, pois pedalar e caminhar não emitem gases poluentes na atmosfera.

Veja esses exemplos:

Se em 5 dias da semana você substituir o carro a gasolina pela bicicleta para percorrer 4 km, em 1 ano evitará emissões equivalentes às geradas na produção de energia elétrica que manter 12 lâmpadas de LED acesas 6 horas/dia por 7 anos.

Se você trocar o carro pela caminhada em um curto percurso (1,5 km) 5x na semana, ao longo de toda a sua vida terá evitado emissões equivalentes às da produção de energia elétrica que abastece a sua casa por 41 anos!

COMO COMEÇAR

Faça trechos curtos a pé: ao caminhar, você se exercita, tem a chance de criar uma outra relação com a cidade ou bairro e evita emissões de GEE.

Utilize a bike em trechos curtos: além de ser mais uma maneira de praticar atividade físicas, pedalar também não emite GEE, ou seja, não agrava a crise climática.

Prefira utilizar transporte coletivo e compartilhado: sempre que possível, abra mão do uso individual do carro e privilegie o ônibus, o metrô ou até mesmo o compartilhamento de automóveis por meio de caronas ou carros de aplicativos. Assim, você contribui na redução de emissões de GEE e na diminuição da frota de veículos, decorrente do menor número de carros próprios e individuais nas ruas.
ENTRE NO CLIMA
Mobilize Brasil
O vídeo (3 min) apresenta profissionais de diferentes áreas falando sobre o tema da mobilidade urbana sustentável e a sua importância para as pessoas e as cidades.
Ciclos
O documentário (24 min) produzido pelo Itaú aborda como o uso da bike é uma alternativa mais sustentável e capaz de mudar a relação dos indivíduos com a cidade.
SampaPé
A iniciativa atua na promoção da cultura do caminhar e na humanização das cidades por meio da transformação dos espaços, do engajamento do poder público e da articulação de redes.
Bike Anjo

A plataforma ajuda pessoas que querem adotar a bicicleta como meio de transporte, oferecendo recomendações de rotas e acompanhamento no trânsito.

E-book Primeiros Passos: Crise Climática
Um e-book com informações extras sobre a relação entre escolhas mais sustentáveis e o combate à crise climática. Para ler, se inspirar e compartilhar.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.