loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Crise climática

Greta Thunberg, a jovem sueca que iniciou em 2018 o movimento de greves escolares para protestar contra a apatia de seus governantes em relação à crise climática, destaca a sua própria responsabilidade em tomar atitudes: “eu percebi que ninguém está fazendo nada para impedir que isso aconteça, então eu tenho que fazer algo”. Segundo a ativista, “ser jovem é uma grande vantagem, pois vemos o mundo de uma nova perspectiva e não temos medo de fazer mudanças radicais”.

Em setembro de 2019, a Greve Global pelo Clima, movimento liderado por ela, levou 4 milhões de pessoas às ruas de todo o mundo, o que mostra a rapidez com que seu discurso foi acatado e tomado como referência. No Brasil, a maior onda de protestos pelo clima ocorreu no dia 20 de setembro de 2019, em 20 estados — só na cidade de São Paulo, mais de 10 mil pessoas ocuparam a Avenida Paulista.

O acesso à internet e às redes sociais facilita a disseminação de mensagens e, consequentemente, dá maiores oportunidades para a criação de movimentos sociais fortalecidos. O intenso acesso à tecnologia da informação também contribui para a construção de uma geração mais consciente, que possui instrumentos para fundamentar suas demandas e se vê como agente da mudança.

Apesar dos movimentos atuais serem majoritariamente de jovens, pessoas de qualquer idade podem desempenhar importante papel neles. Não só participando elas mesmas dos protestos, mas também apoiando-os, divulgando-os e incentivando a participação de amigos, familiares e conhecidos.

COMO COMEÇAR

Faça parte de movimentos pelo clima: participe e divulgue encontros, protestos e passeatas que combatam a crise climática. Entenda o objetivo central de cada iniciativa, o contexto em que estão inseridas e de que forma cada ator da sociedade pode contribuir.
Apoie o protagonismo dos jovens: eles merecem atuar a favor das causas com as quais se identificam sem que sejam subestimados. Caso tenha filhos ou jovens na família, fale sobre a crise climática em casa, informando-os e empoderando-os para que se tornem protagonistas da causa, sem deixar de explicar que a mudança exige esforços conjuntos.
Inclua o consumo consciente no seu dia a dia: nossos hábitos diários de consumo podem contribuir no combate da crise climática. Disseminar esse caminho é uma maneira de envolver mais pessoas na temática, mostrando que cada um pode fazer a diferença dentro de suas realidades.
ENTRE NO CLIMA
o(eco)
O vídeo (2 min) explica a origem do movimento das greves pelo clima e sua expansão, inclusive no Brasil.
Fridays for Future

No site do movimento criado por Greta (em inglês) existe uma página dedicada aos acontecimentos no Brasil e, entre os conteúdos apresentados, há o guia “Greve pelo Clima”, com informações do contexto das iniciativas até como participar ou incentivar outros a participarem.

Youth Climate Leaders (YCL)

A organização busca catalisar a inserção profissional de jovens por meio da educação climática e faz a ponte com organizações que atuam no setor, gerando maior conhecimento e informações sobre o tema.

Global Climate Strike

O site da iniciativa (em inglês) também possui uma página em português dedicada à postagem de novos eventos, informações sobre o movimento e dicas de como participar, incluindo guias de participação completos e recursos multimídia para divulgação em redes sociais.

E-book Primeiros Passos: Crise Climática
Um e-book com informações extras sobre a relação entre escolhas mais sustentáveis e o combate à crise climática. Para ler, se inspirar e compartilhar.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.