loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Crise climática

A produção e a distribuição de alimentos são essenciais para a nossa existência, mas da maneira com que têm sido feitas geram enormes quantidades de perdas e desperdícios que, por sua vez, emitem muitos gases de efeito estufa (GEE). Cerca de 8% das emissões mundiais originam-se do desperdício de alimentos. Ou seja, se todos os alimentos desperdiçados no mundo formassem um país, ele seria o terceiro maior emissor de GEE do planeta, atrás apenas de EUA e China.

As perdas ocorrem na colheita, no abate, no processamento e na distribuição dos alimentos. Já o desperdício resulta das decisões e ações de varejistas, provedores de serviços de alimentação e consumidores. Vale ressaltar que em todas essas etapas da cadeia produtiva há uso de recursos naturais e emissões de GEE, e o processo de decomposição de um alimento também emite gases. Portanto, perder ou desperdiçar comida significa jogar “fora” recursos naturais e agravar a crise climática.

Veja esse exemplo:

Se uma família de 4 pessoas evitar todo e qualquer desperdício de arroz ao longo de um ano, irá poupar emissões semelhantes às da geração de energia elétrica capaz de manter o funcionamento de um notebook (8h/dia) e 10 lâmpadas LED (6h/dia) por 3 anos inteiros.

Está em nossas mãos a chance de contribuir para um melhor aproveitamento dos alimentos. Ao diminuir as perdas e desperdícios podemos reduzir a quantidade de alimentos a ser produzida, processada, transportada e, consequentemente, o uso de recursos e de emissões de GEE.

COMO COMEÇAR

Planeje o cardápio semanal: antes de ir às compras, cheque o que há na geladeira e na despensa. Assim, você saberá exatamente o que precisa comprar para o preparo das refeições, evitando excessos que possam levar ao desperdício.

Prefira frutas e verduras da época: elas chegarão mais frescas à sua mesa, levando mais tempo para estragar. E, por serem da época, demandaram menos agrotóxicos no seu cultivo, o que é bom para o meio ambiente e para a sua saúde.

Compre alimentos fora do padrão estético: eles possuem o mesmo valor nutricional que os outros, mas costumam sobrar nas prateleiras, podendo ser facilmente desperdiçados. A empresa Fruta Imperfeita oferece um serviço de entrega de frutas e verduras fora do padrão com plano semanal ou mensal.

Armazene os alimentos de acordo com a data de validade: a ideia é guardar os mais antigos em locais mais visíveis e acessíveis no armário ou na despensa, atentando-se às devidas recomendações de armazenamento. Assim, você usa esses primeiro, evitando possíveis desperdícios.

Reaproveite as sobras: preparou mais comida do que vai dar conta? Guarde-a e coloque na mesa no dia seguinte. Isso é aproveitar alimentos que ainda podem ser consumidos.

Faça do freezer um aliado: o congelamento de alimentos prolonga sua durabilidade. Então, se comprou ou preparou uma quantidade de comida maior do que vai consumir antes de estragar, separe-a em pequenas porções e congele.
Utilize os alimentos integralmente: há muitas receitas de sopas, pães, bolos e sucos que levam cascas, talos, sementes e outras partes dos alimentos que costumam ser descartadas, mas são ricas em nutrientes.

Faça a compostagem dos alimentos que não puderem ser aproveitados: assim, ao invés de desprezar resíduos ricos em nutrientes, você os transforma em adubo. Mas lembre-se, nem tudo pode ser compostado, veja aqui.

ENTRE NO CLIMA
Instituto Akatu
O vídeo (2 min) trata da problemática do desperdício de alimentos e o que os consumidores podem fazer para evitá-lo.
WWF

O vídeo (3 min) destaca os dados do desperdício de alimentos no planeta e mostra a importância de entendermos os impactos negativos associados ao desperdício.

Comida Invisível
A plataforma atua como uma ponte entre quem tem alimentos bons que podem ser doados, mas que não são comercializados, com quem precisa dele.
NovoPF
A campanha do Akatu apresenta o Prato Feito remodelado e disponível nos tamanhos P, M e G. Para você e restaurantes prepararem pratos ricos em nutrientes e na medida certa para diferentes tipos de fome, não sobrando nenhuma comida.
Banco de Alimentos

A ONG recebe doações de alimentos excedentes e os distribui a instituições que preparam refeições para comunidades carentes. Lembre-se: de acordo com a Lei nº 14.016/2020, restaurantes, comércios e outros estabelecimentos podem doar alimentos aptos para o consumo a fim de reduzir o desperdício.

E-book Primeiros Passos: Crise Climática
Um e-book com informações extras sobre a relação entre escolhas mais sustentáveis e o combate à crise climática. Para ler, se inspirar e compartilhar.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.