loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Crise climática

Antes de comprar um novo produto, reflita: você realmente precisa dele? Ou será que você tem algo similar que cumpre suas necessidades, um item que pode ser reparado/consertado para cumpri-las ou quem sabe pode pegar um produto emprestado com alguém?

Toda vez que você faz uma compra desnecessária gera impactos negativos, a começar pelo próprio bolso, já que isso significa gastar dinheiro com o que não precisa. Há ainda os impactos ao meio ambiente, pois a produção de todo e qualquer item demanda recursos naturais, como matéria-prima, água e energia, gera resíduos e emite gases de efeito estufa (GEE), que agravam a crise climática. Comprar um produto não necessário é deixar de poupar as emissões do seu ciclo de vida, da extração da matéria prima às etapas de uso e de descarte.

Pensando em uma peça de roupa, por exemplo: as emissões acontecem desde a produção da matéria prima, como o cultivo do algodão ou a fabricação do poliéster, passando por fiação, tecelagem, tingimento, transporte e distribuição até chegar a você, consumidor, que vai utilizar, lavar e passar a peça. Todas essas etapas emitem GEE diretamente, como no transporte, ou indiretamente, como na geração da energia elétrica utilizada para o funcionamento de equipamentos industriais.

Comprar desnecessariamente e por impulso ainda eleva a demanda por produtos e, consequentemente, intensifica todos esses impactos negativos associados à sua produção, transporte, uso e descarte, colaborando, em diversas dessas etapas, para agravar a crise climática.

COMO COMEÇAR

Reflita sobre a necessidade da compra: considere impactos para seu bolso, meio ambiente e sociedade. Evite o consumo por impulso, pense sobre os motivos que despertam o seu desejo de compra e se há algo que a torna de fato necessária. Isso também vale para compras online, claro: antes de finalizar a compra, dê um tempo, ocupe-se de outra coisa e retome a compra somente no caso de concluir que se trata de uma necessidade real.

Evite que emoções negativas sejam o motivo das compras: cultive outros métodos para lidar com elas, como passar um tempo com amigos e familiares ou qualquer outro hobby. Para compras online, não mantenha os cartões de crédito já salvos nas plataformas de vendas, pois isso facilita a compra e torna mais provável uma aquisição desnecessária.

Caso decida fazer uma compra, busque produtos com menor pegada de carbono: você pode comparar as emissões associadas à produção de itens similares na plataforma CoClear e, assim, poderá optar por aquele cujo impacto negativo é menor.

Controle suas finanças pessoais: aprender a lidar com o seu próprio dinheiro é essencial para conseguir escapar mais facilmente de uma compra por impulso. Você pode recorrer a apps como o GuiaBolso e o Organizze, que ajudam a evitar compras desnecessárias, já que é possível definir limites para os gastos.

ENTRE NO CLIMA
Alerta Black Friday
O material do Akatu mostra o impacto negativo de compras desnecessárias tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente, incluindo o total de emissões poupadas ao deixar de adquirir alguns produtos novos se você não precisar deles.
Econoweek
O vídeo (3 min) traz 4 dicas práticas para você evitar gastos por impulso e, consequentemente, compras desnecessárias.
6 Perguntas do Consumo Consciente

O Akatu elaborou este guia que auxilia os consumidores a fazerem melhores escolhas de compra, começando pela reflexão “Por que comprar?”.

E-book Primeiros Passos: Crise Climática
Um e-book com informações extras sobre a relação entre escolhas mais sustentáveis e o combate à crise climática. Para ler, se inspirar e compartilhar.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.