Toda vez que optamos por um produto produzido localmente, evitamos deslocamentos aéreos, marítimos ou terrestres, que geram grandes quantidades de gases de efeito estufa (GEE).
Entenda: quanto mais dispersas geograficamente estiverem as etapas de uma cadeia produtiva, maior será sua pegada de carbono (quantidade de GEE emitida ao longo da cadeia produtiva). Por exemplo, a pegada de carbono de uma blusa comprada em território brasileiro, confeccionada no Vietnã, com tecidos da indústria da Índia e com componentes da China, contabiliza os transportes feitos em todas as etapas. Para que a roupa chegue até você, no Brasil, foi necessário um grande deslocamento de recursos. Logo, um alto volume de emissões que agravam a crise climática.
Do outro lado, produtos vendidos próximos do local de sua produção demandam menor deslocamento, implicando em menos emissões. Quando você compra alimentos orgânicos de pequenos produtores locais, por exemplo, leva para casa produtos com menor pegada de carbono, já que eles viajam distâncias muito menores — e você ainda ajuda a fortalecer a economia local.
COMO COMEÇAR
Prefira alimentos de pequenos produtores locais: busque conhecer locais ou feiras perto da sua casa que vendem alimentos de produtores rurais da região. Assim, você pode adquirir produtos com menor pegada de carbono, sem precisar se deslocar muito para comprar, e ainda fortalece a economia local. A Raizs é uma plataforma que dá visibilidade ao agricultor familiar e local. Por meio dela, é possível adquirir alimentos de produtores locais que realizam um comércio mais justo.
O vídeo (2 min) explica de maneira simples e rápida o que é pegada de carbono, citando como exemplo o prato de arroz, cujas emissões estão associadas do plantio ao transporte do produto.
O vídeo (3 min) fala da importância de apoiar a produção local, conhecendo o agricultor familiar, tanto na visão do próprio produtor quanto na do consumidor.
O vídeo (4 min, em inglês) traz o agricultor familiar Max Borchardt explicando como a opção (ou não) por produtos de pequenos produtores é uma maneira de voto diário por parte dos consumidores.