loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Resíduos

Incentivar a implementação de sistemas de coleta seletiva em condomínios ou comunidades contribui para viabilizar a reciclagem de materiais que ainda têm valor. Isso estimula que mais pessoas adotem hábitos de consumo consciente, a partir da percepção de que a prática é coletiva, comunitária e pode até gerar benefícios econômicos para o grupo, caso seja realizada a venda de materiais.

Neste processo, é ideal que sejam realizadas ações de conscientização dos indivíduos em conjunto com a definição do local adequado para o armazenamento dos resíduos, dos responsáveis pela coleta/retirada do material, além dos dias e horários.

COMO COMEÇAR

Busque opções para a retirada dos resíduos em seu condomínio ou comunidade: a prestação desse serviço pode ser pública ou particular, por meio de um acordo com cooperativas ou da contratação de uma empresa. O Instituto Muda é um exemplo de empresa que promove a gestão de resíduos em condomínios na cidade de São Paulo.

Verifique se há espaço adequado para o armazenamento dos resíduos: é importante fazer uma estimativa do volume que será recolhido para evitar transbordamentos e proliferação de vetores de doenças e mau odor.

Torne a ação coletiva: organize um pequeno grupo para tratar da implementação da coleta seletiva para que a iniciativa seja colaborativa e as decisões sejam tomadas em conjunto. Se for feita em um condomínio, consulte e envolva o síndico; em um bairro, convide o representante dos moradores para se envolver.

Tenha canais de comunicação com os moradores: informe sobre a importância e os impactos positivos da coleta seletiva para incentivar indivíduos a contribuírem com a ação. Depois da implementação, informe as pessoas sobre os dias de retirada dos materiais para que possam programar seus descartes.

RECICLE SUAS IDEIAS
Cond TV
O vídeo (14 min) fala sobre a coleta seletiva em condomínios, dando dicas de como implementá-la e de como os síndicos podem realizá-la da maneira correta.
ABCDMaior
O vídeo (4 min) mostra como uma administradora de empresa conseguiu implantar sozinha um sistema de coleta seletiva dentro do seu condomínio — e de que maneira as 320 famílias aderiram à destinação correta dos resíduos.
Conservação Internacional
Produzido por jovens da comunidade Vila dos Palmares, no município de Tailândia (PA), o vídeo (3 min) apresenta a implantação de um projeto de reciclagem feito com a ajuda da comunidade.
Manual da Coleta Seletiva de Lixo em Condomínios
Do Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente, traz dicas para fazer a amostragem de lixo, informações sobre tempo de decomposição e modelos de carta para moradores.
E-book Primeiros Passos: Resíduos
Que tal conferir outras dicas sobre consumo consciente e resíduos? Nosso e-book está cheio delas e vai ajudá-lo a colocar em prática hábitos que geram impacto positivo.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.