loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Resíduos
Toda vez que você opta por um produto que não seja descartado após poucos usos, evita que mais recursos naturais sejam extraídos para a produção de um novo item, poupa emissões de gases de efeito estufa relacionados a essa produção e contribui para a menor geração de resíduos.

Veja esses exemplos:

Considerando que uma pessoa utilize um copo plástico descartável em cada dia de trabalho, ela consome 5 copinhos em 1 semana. Se 1/3 dos brasileiros tiverem essa rotina e fizerem a substituição dos copos descartáveis por duráveis, em apenas 5 dias seriam poupados o uso de mais de 1,7 bilhão de copinhos. Todos eles, se empilhados formando uma pirâmide, atingiriam quase 5 mil metros, similar à altura do Kilimanjaro, o ponto mais alto da África!

Se cada família brasileira utilizar 1 sacola plástica descartável por dia, em 1 ano serão consumidas mais de 19 bilhões de sacolinhas que, se enfileiradas, cobririam uma distância similar a 16 viagens de ida e volta da Terra à Lua!

E pense bem: ainda que o produto durável venha a ser mais caro, o valor investido pode ser facilmente recuperado, já que ele será usado por um prazo maior e evitará a necessidade de compra sucessiva de novos (mesmos) itens. Um exemplo é o caso da lâmpada de LED que, além de consumir menos energia, tem vida útil muito maior que as lâmpadas comuns, compensando o maior investimento na hora da compra.

COMO COMEÇAR

Dispense a sacolinha plástica: utilize ecobags, caixas de papelão ou até um carrinho de feira, que são opções mais duráveis e resistentes, permitindo seu uso inúmeras vezes e para diversos fins.

Opte por copo, garrafa d’água, talheres e canudos duráveis: são tantas as opções que você encontrará as que satisfazem suas necessidades e cabem na bolsa ou mochila.

Adote itens duráveis no seu cotidiano doméstico: na cozinha, substitua o uso de papel alumínio ou plástico-filme por panos encerados ou tampas de silicone, e na hora de guardar frutas e verduras, prefira sacolas reutilizáveis próprias para conservação, retardando o amadurecimento dos alimentos e mantendo-os frescos por mais tempo. No banheiro, o algodão pode ser trocado por discos de tecido reutilizáveis, e absorventes e fraldas descartáveis também podem ser substituídos por versões duráveis, como fraldas de pano e coletor menstrual. Vale também priorizar embalagens duráveis, como potes de vidro, para armazenar e organizar produtos.

Atente-se à qualidade do produto que compra: isso influenciará sua vida útil no longo prazo. A eficiência e a durabilidade retornam o valor investido durante seu tempo de uso. Faça essa reflexão na hora de comprar diferentes itens, como calçados, roupas, celulares, televisores e computadores, entre outros.

Antes da troca ou descarte, considere reparar ou consertar: não é porque um produto teve sua funcionalidade afetada que ele deve ser descartado para dar lugar a um novo. Muitas vezes um simples reparo pode estender sua vida útil e mantê-lo em boas condições de funcionamento. Dessa forma, você evita a compra de um novo produto e a geração de resíduos.

RECICLE SUAS IDEIAS
Menos 1 Lixo
Neste vídeo (4 min), a idealizadora do movimento, Fe Cortez, mostra o “Kit Menos 1 Lixo”, composto de diversos itens duráveis que são utilizados no lugar de descartáveis.
Ciclo Vivo
O site sugere 10 alternativas de produtos que você pode incorporar no dia para reduzir o uso de produtos descartáveis feitos geralmente de plástico e, consequentemente, diminuir a geração de resíduos.
Projeto Colabora
Apresenta diversas dicas no sentido de uma vida “lixo zero”, na qual boa parte dos conteúdos abordam as trocas de itens descartáveis e de uso limitado (às vezes até único) para itens duráveis e reutilizáveis.
ONU Meio Ambiente
O vídeo (2 min, em inglês) traz a reflexão sobre a importância de eliminar os plásticos descartáveis da rotina e de priorizar produtos reutilizáveis sempre que possível.
E-book Primeiros Passos: Resíduos
Que tal conferir outras dicas sobre consumo consciente e resíduos? Nosso e-book está cheio delas e vai ajudá-lo a colocar em prática hábitos que geram impacto positivo.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.