loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Resíduos

Você já ouviu falar de microplásticos? São partículas de plástico muito pequenas, com até 5 milímetros de diâmetro, que várias vezes resultam da degradação de plásticos. Eles passaram a ser um assunto mais presente porque nas últimas quatro décadas houve um aumento significativo da sua concentração em águas superficiais do oceano.

Os microplásticos podem ser encontrados em diversos produtos, como pastas de dente, esfoliantes para pele, desodorantes, sabonetes líquidos, maquiagens, tinturas de cabelo, cremes antirrugas, produtos têxteis sintéticos e muitos outros.

Essas partículas dificilmente são filtradas pelos sistemas de tratamento de água e esgoto, sendo lançadas posteriormente nos corpos d’água e contaminando ecossistemas aquáticos. E, ao serem despejados nos oceanos, algumas toxinas e bactérias presentes na água aderem à sua superfície brilhante, tornando-se similares a alimentos e “enganando” os animais marinhos, que acabam se alimentando deles. Quando isso acontece, eles podem bloquear o trato digestivo dos animais ou até entrar na cadeia alimentar, o que prejudica a saúde humana também. Estima-se que cada pessoa ingira entre 74 mil e 121 mil partículas de microplástico por ano.

Como consumidores, evitar a compra e o uso de produtos que contêm microplásticos em suas composições é uma das formas mais efetivas de combater essa poluição, além de dar o destino adequado a esse tipo de resíduo.

COMO COMEÇAR

Evite o uso de produtos que contêm microplásticos: verifique quais produtos que você consome, principalmente entre os de higiene pessoal e beleza, que usam esses materiais para as seguintes funções: esfoliação, abrasão, brilho, polimento de dentes, absorção de líquidos, regulação de viscosidade, condicionamento da pele e muitas outras. Procure informações sobre as marcas ou pergunte a elas sobre a composição dos produtos.

Prefira produtos naturais: quando for comprar itens de higiene pessoal ou beleza, privilegie os naturais, orgânicos e veganos, pois são livres de microplásticos em suas composições.

Reduza o uso de plástico no dia a dia: principalmente os de uso único, uma vez que microplásticos também são resultado da degradação de plásticos maiores, como embalagens.

Descarte corretamente os plásticos utilizados: assim, você evita que eles sejam despejados no meio ambiente, sofrendo posterior degradação que pode resultar em microplásticos.

RECICLE SUAS IDEIAS
Meteoro Brasil
O vídeo (13 min) sobre microplásticos mostra como essas partículas tão pequeninas podem prejudicar a saúde das pessoas, uma vez que é alta a probabilidade de estarem nos alimentos ingeridos diariamente.
Menos 1 Lixo
O vídeo (13 min) da websérie Mares Limpos, que fala dos problemas associados à poluição dos oceanos, trata da questão dos microplásticos e dos resíduos plásticos em geral.
Agência Europeia dos Produtos Químicos
O vídeo (em inglês, 7 min) traz diversos especialistas para abordar o tema de microplásticos, explicando o panorama atual do problema, onde as partículas estão presentes e qual a percepção do consumidor sobre a presença delas nos produtos que compram.
E-book Primeiros Passos: Resíduos
Que tal conferir outras dicas sobre consumo consciente e resíduos? Nosso e-book está cheio delas e vai ajudá-lo a colocar em prática hábitos que geram impacto positivo.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.