loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Resíduos

Além de cerca de 1/3 dos resíduos domésticos gerados no Brasil serem compostos por embalagens, 80% das embalagens são descartadas depois de utilizadas uma só vez. Esses números são importantíssimos para refletirmos se realmente precisamos consumir todas as embalagens que fazem parte da nossa rotina.

Ao pensar sobre isso, você provavelmente perceberá que pode reduzir, pelo menos um pouco, o uso de embalagens. Um dos caminhos para isso é fazer compras a granel. Quando você leva seu próprio recipiente (um pote de vidro ou uma sacolinha reutilizável, por exemplo) para comprar frutas, legumes, cereais e temperos por quilo, dispensa o uso de embalagens descartáveis e evita a geração de resíduos.

Veja o impacto da adoção desse hábito:

Se uma família de 4 pessoas substituir a cada semana o uso de 5 saquinhos plásticos por recipientes reutilizáveis, ao final de 1 ano terá evitado o uso de 260 de saquinhos plásticos que, dispostos um acima do outro, teriam a altura de quase 3 estátuas do Cristo Redentor — ou um prédio de 35 andares.

Compras a granel também contribuem para a redução de desperdício e a economia financeira, pois permitem que você leve para casa a quantidade exata do produto que precisa, evitando a geração de excedente que seria desperdiçado. E comprando os alimentos “soltos” usando seus próprios recipientes, não há o custo da embalagem embutida no produto, o que pode aliviar no preço final.

COMO COMEÇAR

Adote o hábito das compras a granel: de maneira geral, essa modalidade traz economia no uso de material (dispensa as embalagens e você pode levar seus próprios recipientes), de alimentos (você adquire a quantidade que realmente precisa) e de dinheiro (comprar por peso costuma sair mais em conta).

Reutilize embalagens na hora da compra a granel: potes de palmito, de geleia, molhos e azeitonas são ótimos recipientes para você levar e armazenar os produtos comprados a granel — e podem ser reutilizados sempre.

Incentive os estabelecimentos a oferecerem esse serviço: entre em contato com os mercados que frequenta para sugerir a oferta de frutas, legumes, cereais, temperos e outros produtos a granel.

RECICLE SUAS IDEIAS
Casa Sem Lixo
O vídeo (18 min) mostra na prática como podem ser feitas as compras a granel. Também apresenta diferentes estabelecimentos do tipo e dá dicas sobre quais recipientes utilizar.
Menos 1 Lixo
O vídeo (4 min) mostra o primeiro mercado sem embalagens do mundo, em Berlim, na Alemanha, e fala da importância das compras a granel, que geralmente saem mais em conta.
Algramo

Uma iniciativa presente no Chile, Estados Unidos e Indonésia onde o usuário, por meio de um aplicativo, seleciona os produtos que deseja, agenda a entrega e adquire apenas o seu conteúdo, uma vez que os entregadores preenchem uma embalagem do próprio usuário.

E-book Primeiros Passos: Resíduos
Que tal conferir outras dicas sobre consumo consciente e resíduos? Nosso e-book está cheio delas e vai ajudá-lo a colocar em prática hábitos que geram impacto positivo.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.