loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Resíduos

Fazer a destinação de papéis, vidros, metais, plásticos e outros resíduos secos/recicláveis é importante porque mesmo depois de utilizados por você, a grande parte desses materiais ainda possui valor, ou seja, pode ser reaproveitada e reinserida na cadeia de produção industrial por meio do processo de reciclagem. Essa solução, além de evitar que resíduos com algum valor sejam desperdiçados e sobrecarreguem os aterros sanitários, também poupa recursos naturais, já que tais materiais podem servir de matéria-prima para a produção de novos itens.

Vale lembrar que uma parcela significativa dos resíduos sólidos urbanos é composta de materiais recicláveis, por volta de 30%. Porém, estimativas de diversas pesquisas apontam que apenas 13% dos resíduos urbanos gerados são encaminhados para reciclagem.

Aumentar esse índice exige esforços por parte dos governos e do setor privado, mas também de toda sociedade e de cada um de nós, que exercemos o papel de gestores dos nossos próprios resíduos. Portanto, lembre-se: depois de separá-los adequadamente, seus resíduos secos devem ser destinados à coleta seletiva, entregues em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) ou enviados diretamente para cooperativas de reciclagem. Assim, crescem as chances de eles serem reaproveitados.

COMO COMEÇAR

Entregue os resíduos recicláveis à coleta seletiva: confira se o seu bairro dispõe do serviço e em que dia a coleta é feita. Entregue os resíduos secos após a sua limpeza e a separação adequada.

Busque PEVs ou cooperativas de reciclagem próximos a você: caso seu bairro não disponha do serviço de coleta seletiva, busque nos sites eCycle, Rota da Reciclagem ou Recicla Sampa (para o município de São Paulo) um ponto de entrega voluntária ou uma cooperativa de reciclagem perto da sua casa. Basta informar o CEP ou endereço e o tipo de resíduo reciclável que deseja descartar.

Incorpore a destinação correta dos resíduos recicláveis na sua rotina: tente determinar um dia da semana para entregar seus resíduos secos, seja à coleta seletiva (cujo dia é determinado pela empresa prestadora do serviço), a um PEV ou diretamente à uma cooperativa de reciclagem.

RECICLE SUAS IDEIAS
Cooperativa 100 Dimensão
Vídeo (4 min) explica, a partir do ponto de vista de colaboradores de cooperativas, o problema de receber os resíduos sujos e como isso prejudica o processo de reciclagem.
Akatu
O material apresenta os índices brasileiros de reciclagem dos principais materiais secos — vidro, plástico, papel, caixa cartonada e alumínio —, mostrando como a destinação correta por parte dos consumidores pode ajudar a aumentar esses índices.
Cataki

Aplicativo idealizado pelo Pimp My Carroça conecta indivíduos com catadores. Você pode encontrar um catador credenciado próximo à sua casa e negociar diretamente com ele um valor para a retirada do resíduo. A iniciativa atua em quase 300 cidades.

So+ma Vantagens
A iniciativa estimula a destinação correta de recicláveis por meio de um sistema de pontos que podem posteriormente ser resgatados na forma de produtos ou benefícios. Basta cadastrar-se na plataforma e levar os resíduos separados para uma das lojas. Os itens são pesados e o usuário recebe pontos de acordo com o tipo de material.
E-book Primeiros Passos: Resíduos
Que tal conferir outras dicas sobre consumo consciente e resíduos? Nosso e-book está cheio delas e vai ajudá-lo a colocar em prática hábitos que geram impacto positivo.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.