Mais da metade dos resíduos sólidos urbanos coletados no Brasil são restos de alimentos, podas, dejetos de animais e outras matérias orgânicas. A compostagem é um caminho que permite dar um destino útil a grande parte desses resíduos, evitando sua acumulação e poluição em aterros. Porém, estimativas da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) indicam que só 1% dos restos de alimentos, cascas e plantas é reaproveitado no Brasil atualmente — ou seja, quase nada. A grande maioria é enviada para aterros ou disposta de maneira inadequada, emitindo durante sua decomposição grandes quantidades de gases de efeito estufa (como o metano), que contribuem para o agravamento da Crise Climática.
Mas o que é a compostagem?
É um processo biológico de decomposição e reciclagem da matéria orgânica — sobras de frutas, verduras e alimentos, plantas e cascas de ovos, entre outros — que ocorre na presença de oxigênio. Seu resultado é um composto altamente nutritivo que pode ser aplicado para melhorar o solo, sem contaminar o meio ambiente. Em outras palavras, é uma técnica que transforma sobras de origem vegetal e animal em adubo natural. E o melhor: é possível compostar em casa, no condomínio, em escolas ou até mesmo em bairros e comunidades.
Confira dois exemplos e entenda melhor o impacto positivo da prática:
COMO COMEÇAR
Escolha o melhor método de compostagem: considere o tamanho e o tipo do espaço que se tem disponível, além da quantidade de pessoas que a composteira deverá atender. Este material do Akatu dá o passo a passo para você aprender a montar a sua própria composteira doméstica.
Deposite os resíduos orgânicos diariamente: siga as instruções do que pode e do que não pode ser compostado, além de respeitar os limites de quantidade de resíduos de acordo com o tamanho da sua composteira.
Busque PEVs que recebem resíduos orgânicos: se você não quiser ou puder fazer a compostagem em casa, pode separar seus materiais compostáveis e levá-los a Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) que os recebem e os destinam a compostagem. Encontre um perto de você no site Ecycle.
Contrate serviços de compostagem: outra opção caso você não queira ou possa fazer a compostagem em casa é procurar a startup Ciclo Orgânico ou outras similares, que oferecem o serviço de coleta domiciliar dos resíduos orgânicos para compostá-los. Os clientes podem optar por receber no fim do mês adubo, uma muda de condimento ou podem ainda doar o seu composto para um agricultor orgânico.
A empresa especializada em composteiras vende modelos domiciliares e educativos e possui um canal no YouTube com várias dicas práticas.