loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Resíduos

Mais da metade dos resíduos sólidos urbanos coletados no Brasil são restos de alimentos, podas, dejetos de animais e outras matérias orgânicas. A compostagem é um caminho que permite dar um destino útil a grande parte desses resíduos, evitando sua acumulação e poluição em aterros. Porém, estimativas da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) indicam que só 1% dos restos de alimentos, cascas e plantas é reaproveitado no Brasil atualmente — ou seja, quase nada. A grande maioria é enviada para aterros ou disposta de maneira inadequada, emitindo durante sua decomposição grandes quantidades de gases de efeito estufa (como o metano), que contribuem para o agravamento da Crise Climática.

Mas o que é a compostagem?

É um processo biológico de decomposição e reciclagem da matéria orgânica — sobras de frutas, verduras e alimentos, plantas e cascas de ovos, entre outros — que ocorre na presença de oxigênio. Seu resultado é um composto altamente nutritivo que pode ser aplicado para melhorar o solo, sem contaminar o meio ambiente. Em outras palavras, é uma técnica que transforma sobras de origem vegetal e animal em adubo natural. E o melhor: é possível compostar em casa, no condomínio, em escolas ou até mesmo em bairros e comunidades.

Confira dois exemplos e entenda melhor o impacto positivo da prática:

Se uma família de quatro pessoas reduzir sua geração de resíduos orgânicos pela metade e compostar os que não puderam ser evitados, em 1 ano serão poupadas emissões similares às emitidas na geração de energia elétrica suficiente para essa mesma família manter 15 lâmpadas LED acesas 6h por dia, por mais de 10 anos.
Se as borras de todo o café consumido no Brasil em um ano fossem destinadas à compostagem ao invés de irem para aterros sanitários, seriam evitadas emissões equivalentes às emitidas na geração de energia elétrica suficiente para suprir as necessidades diárias de mais de 3,6 milhões de residências brasileiras ao longo deste mesmo ano, o equivalente a todas as casas da cidade de São Paulo!

COMO COMEÇAR

Escolha o melhor método de compostagem: considere o tamanho e o tipo do espaço que se tem disponível, além da quantidade de pessoas que a composteira deverá atender. Este material do Akatu dá o passo a passo para você aprender a montar a sua própria composteira doméstica.

Deposite os resíduos orgânicos diariamente: siga as instruções do que pode e do que não pode ser compostado, além de respeitar os limites de quantidade de resíduos de acordo com o tamanho da sua composteira.

Busque PEVs que recebem resíduos orgânicos: se você não quiser ou puder fazer a compostagem em casa, pode separar seus materiais compostáveis e levá-los a Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) que os recebem e os destinam a compostagem. Encontre um perto de você no site Ecycle.

Contrate serviços de compostagem: outra opção caso você não queira ou possa fazer a compostagem em casa é procurar a startup Ciclo Orgânico ou outras similares, que oferecem o serviço de coleta domiciliar dos resíduos orgânicos para compostá-los. Os clientes podem optar por receber no fim do mês adubo, uma muda de condimento ou podem ainda doar o seu composto para um agricultor orgânico.

RECICLE SUAS IDEIAS
Portal Ecycle
O vídeo (1 min) explica sucintamente o que é a compostagem e qual sua utilidade.
Ministério do Meio Ambiente
O manual trata de compostagem doméstica, comunitária e institucional de resíduos orgânicos. Fornece diversas orientações e explicações das etapas que envolvem o processo.
Menos é Mais
A atriz Tainá Duarte explica neste vídeo (30 seg) da campanha da Globo com o apoio do Akatu por que a compostagem deve ser adotada por todos nós.
Morada da Floresta

A empresa especializada em composteiras vende modelos domiciliares e educativos e possui um canal no YouTube com várias dicas práticas.

E-book Primeiros Passos: Resíduos
Que tal conferir outras dicas sobre consumo consciente e resíduos? Nosso e-book está cheio delas e vai ajudá-lo a colocar em prática hábitos que geram impacto positivo.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.