loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Resíduos
A maior parte dos resíduos que geramos são compostos de resíduos secos (ou recicláveis), orgânicos e rejeitos. No entanto, existem ainda os resíduos especiais e de grande porte, que pedem cuidados extras na hora do descarte.

Os resíduos especiais são aqueles que representam algum perigo ao meio ambiente (podendo contaminar cursos d’água, solo e ar, por exemplo) ou à saúde pública (podendo causar doenças às pessoas). É por isso que exigem maiores cuidados em seu acondicionamento, transporte, tratamento e destinação final. Alguns exemplos: medicamentos vencidos, óleos, pilhas, baterias, eletroeletrônicos, lâmpadas e máscaras.

Veja este exemplo e para você ter ideia de como a destinação correta de um desses materiais, o óleo de cozinha, evita impactos negativos:

Se uma família de 4 pessoas deixar de descartar uma colher de óleo de cozinha na pia por dia, reservando e encaminhando esse resíduo para postos de coleta adequados, ao final de 1 ano terá evitado a poluição de mais de 136 mil litros de água, quantidade suficiente para atender suas necessidades básicas por quase todo este mesmo ano.

Os resíduos domiciliares de grande porte, por sua vez, são móveis inutilizados, colchões, entulhos de pequenas reformas e eletrodomésticos. Se descartados incorretamente, eles também podem contaminar o meio ambiente, acarretando a proliferação de animais vetores de doenças, como ratos e insetos, e prejudicando a saúde pública e o bem-estar da população.

Geladeiras, colchões e equipamentos de ar-condicionado, por exemplo, podem ainda liberar gases de efeito estufa quando descartados sem tratamento adequado. E alguns equipamentos eletroeletrônicos, como televisores e computadores, contêm metais e químicos que podem ser extremamente perigosos para a saúde humana, dependendo da intensidade da exposição.

O descarte desses itens deve ser realizado quando eles já não puderem mais ser usados. Antes disso, o mercado de segunda mão é uma ótima opção: um móvel ou eletrodoméstico que você não quer mais, pode ser de grande utilidade para outra pessoa.

COMO COMEÇAR

Não descarte medicamentos vencidos em vasos sanitários e nem com seu resíduo comum: componentes de remédios muitas vezes não podem ser tratados pelo sistema de esgoto, prejudicando o ambiente e a saúde humana. O ideal é entregá-los em farmácias ou unidades básicas de saúde (UBS) que fazem o seu descarte em pontos específicos.

Não jogue pilhas e baterias no lixo comum nem no reciclável: busque locais que recolhem esse tipo de resíduo, como supermercados. A Green Eletron disponibiliza uma tabela para identificar o posto de coleta de pilhas e baterias mais próximo de sua residência. E cuide delas, armazene-as em locais protegidos do calor e umidade para que durem mais.

Lâmpadas também não devem ir no lixo comum nem no reciclável: lojas de materiais de construções costumam ter contêineres para o descarte de lâmpadas. No site da Reciclus é possível encontrar pontos de coleta próximos de você. Procure entregar a lâmpada intacta e, caso ela tenha quebrado, tome cuidado com os cacos e recolha o pó com uma folha de jornal úmida para evitar a contaminação de pessoas e do ambiente.

Não jogue o óleo de cozinha usado na pia: guarde-o em um recipiente, como garrafa PET, e leve-o para algum ponto de coleta — busque um próximo a você no site do Óleo Sustentável. Há empresas e iniciativas que utilizam o óleo usado como matéria-prima para a produção de outros produtos.

Descarte máscaras usadas no lixo comum: independentemente do tipo de máscara, depois de usadas elas devem ser embaladas e fechadas em saquinhos plásticos e jogadas no lixo comum, para evitar a contaminação de quem maneja os seus resíduos.

Verifique se o fabricante do seu móvel ou eletrodoméstico tem sistema de logística reversa: empresas com esse sistema promovem a coleta do produto que não tem mais utilidade, o reúso, a reciclagem, o tratamento e/ou a disposição final de suas peças.

Busque ecopontos ou serviços de coleta de resíduos de grande porte: não abandone móveis ou eletrodomésticos em locais inapropriados, tais como terrenos vazios, córregos ou espaços públicos da cidade. Várias cidades dispõem de ecopontos para você entregar móveis, colchões e eletrodomésticos, serviços das prefeituras que coletam tais resíduos na sua casa gratuitamente e empresas que fornecem o serviço. Conheça alguns: Se Liga, Cata-Bagulho, Ecycle, Biothanks e Recicla Sampa.

RECICLE SUAS IDEIAS
Drauzio Varella
O médico explica neste vídeo (1 min) porque os medicamentos vencidos não devem ser descartados junto a outros resíduos e como descartá-los adequadamente.
Menos é Mais
Vladimir Britcha indica neste vídeo (30 seg) da campanha da Globo com o apoio do Akatu a melhor maneira de descartar materiais cortantes e perigosos, como lâmpadas, luvas e máscaras.
Akatu
O material traz seis dicas práticas para você evitar a geração de lixo eletrônico e destinar corretamente aqueles que foram gerados.
Ecycle
O vídeo (2 min) traz mostra como fazer o descarte correto de sofás e geladeiras sem uso e onde encontrar serviços para auxiliar esse descarte.
E-book Primeiros Passos: Resíduos
Que tal conferir outras dicas sobre consumo consciente e resíduos? Nosso e-book está cheio delas e vai ajudá-lo a colocar em prática hábitos que geram impacto positivo.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.