Valor nutricional não se mede pela aparência. Frutas, legumes e verduras com alguma imperfeição estética são tão nutritivos quanto quaisquer outros. Portanto, não se deixe levar pelos termos “fora do padrão”, “defeituoso” ou “imperfeito”, e considere a compra de alimentos com formatos diferentes ou com pequenos machucados.
Os alimentos têm a mesma origem e composição, independentemente de sua estética, possuindo exatamente o mesmo valor nutricional. Sabor e textura são outros aspectos que não sofrem mudanças pelo aspecto físico do alimento, são influenciados apenas por fatores relacionados ao cultivo, como solo e clima.
Portanto, ao levar para casa frutas, legumes ou verduras com formatos diferentes, grandes ou pequenos demais, você garante os nutrientes que busca e ainda combate o desperdício, pois até hoje esses alimentos são comumente rejeitados por consumidores, restaurantes e mercados que fazem questão de itens dentro dos “padrões”.
Essas exigências não se resumem aos impactos negativos sociais e ambientais derivados do desperdício de alimentos: geram também prejuízos econômicos e elevam a necessidade do uso de substâncias químicas no processo produtivo, para cultivar alimentos considerados perfeitos esteticamente.
COMO COMEÇAR
Conheça e apoie o Fruta Imperfeita: a instituição tem o propósito de reduzir o desperdício de alimentos estimulando o comércio de produtos considerados imperfeitos ao conectar produtores e consumidores. Você pode encomendar cestas de frutas, verduras e legumes produzidas por pequenos agricultores, em uma relação comercial mais justa e igualitária. Em 4 anos de existência, o Fruta Imperfeita salvou mais de mil toneladas de alimentos que seriam descartadas por não se adequarem ao padrão da indústria.
O vídeo (27 min) apresenta o projeto Fruta Imperfeita e mostra a importância do consumo de alimentos imperfeitos esteticamente, do consumo consciente e do apoio a pequenos produtores.
O vídeo (3 min, em inglês) da rede de supermercados francesa apresenta a campanha Inglorious Fruits and Vegetables e mostra que é possível utilizar alimentos fora do padrão como qualquer outro.