loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Combate ao desperdício

O desperdício de alimentos ocasionado pelos varejistas, ou seja, nos pontos de venda, respondem a 17% do total. E ele tem causas diversas: instalações e infraestrutura precárias, não cumprimento de normas de segurança alimentar, oferta de uma variedade de produtos mesmo sem demanda e falta de ação de redistribuição de alimentos excedentes. No caso dos restaurantes, o desperdício vem de práticas de compra, preparo, descarte de alimentos ainda utilizáveis, não flexibilização de tamanhos de porções e falta de embalagens para o cliente levar as sobras para casa.

Compartilhe essa informação: restaurantes e empresas podem doar alimentos excedentes. Em junho de 2020 foi aprovada a Lei 14.016/20, que permite que estabelecimentos relacionados à fabricação de produtos alimentícios (in natura, industrializados e refeições prontas) possam doar seus excedentes, desde que dentro do prazo de validade e próprios para o consumo.

Ao adotar medidas de combate ao desperdício, comerciantes e restaurantes podem aumentar a sua produtividade: menos desperdício significa mais produtos para vender utilizando a mesma quantidade de recursos, enquanto os custos associados ao tratamento de resíduos caem. Isso sem contar os impactos negativos que o desperdício gera à sociedade (como a insegurança alimentar) e ao meio ambiente (como o agravamento das mudanças climáticas e o uso desnecessário de água e energia).

Assim, nós, consumidores, temos de incentivar estabelecimentos que adotam mecanismos para evitar que mais comida seja desperdiçada e cobrar ações daqueles que ainda não o fazem.

Conheça algumas iniciativas de combate ao desperdício de alimentos:

Banco de Alimentos: a ONG recebe doações de alimentos excedentes de empresas e os distribui para instituições cadastradas que preparam refeições para pessoas carentes.
Mesa Brasil SESC: rede nacional de bancos de alimentos que realiza ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização.
Comida Invisível: a plataforma atua como uma ponte entre empresas que têm alimentos adequados para o consumo, mas não podem ser comercializados, com quem precisa deles.

COMO COMEÇAR

Privilegie mercados e restaurantes que combatem o desperdício: busque informações sobre as ações dos estabelecimentos para diminuir o desperdício de alimentos. O que fazem com as sobras? Têm parcerias com iniciativas como bancos de alimentos? Ao frequentar os que se mobilizam, você estará apoiando suas iniciativas e pode até sugerir a amigos e familiares a fazerem o mesmo.
Pergunte sobre o tamanho das porções antes de pedir: se ela for mais que suficiente pra você, compartilhe com alguém para evitar desperdício. E, quando sobrar, peça ao garçom para embalar a comida para viagem, assim você já terá a próxima refeição garantida.
Pergunte sobre os ingredientes do seu prato antes de pedir: caso ele tenha algum alimento que você não goste, peça para montarem o prato sem ele ou troque por outro. Essa é uma medida simples que evita o desperdício de alimentos.
CARDÁPIO DE INSPIRAÇÕES
NovoPF
A campanha do Akatu incentiva restaurantes a adotarem uma versão remodelada do tradicional prato feito. Disponível nas versões P, M e G, traz a indicação das quantidades de ingredientes para matar diferentes “tamanhos” de fome sem sobrar nada no prato.
Ndays
O e-commerce conecta pessoas que desejam vender produtos próximos do prazo de validade com compradores que podem consumi-los rapidamente e buscam preços mais baixos.
Business Insider
O vídeo (4 min, em inglês) mostra as medidas de um restaurante que busca diminuir radicalmente o desperdício e os resíduos na cozinha. Todo o resíduo gerado é transformado em composto e usado para cultivar alimentos que são utilizados no preparo de refeições do próprio restaurante.
E-book Primeiros Passos: Alimentos
Confira o e-book caprichosamente feito para entregar a você as principais dicas sobre consumo consciente de alimentos.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.