loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Adote dietas sustentáveis

Diferentemente do imaginário coletivo e do uso na linguagem cotidiana, uma dieta não é um regime para perder ou ganhar peso. Uma dieta é a composição da nossa alimentação, podendo ter algum objetivo específico ou não.

Falar em dietas sustentáveis é falar sobre alimentações capazes de promover a saúde de cada indivíduo combinada à preservação do meio ambiente. De maneira geral, dietas sustentáveis que respeitam a biodiversidade e os ecossistemas, além de serem culturalmente aceitáveis, economicamente justas e acessíveis e nutricionalmente adequadas. Um exemplo são aquelas que priorizam alimentos orgânicos, cujo cultivo não utiliza substâncias químicas, buscando beneficiar o ecossistema e respeitar a cultura local, ao mesmo tempo que provê alimentos.

Várias pesquisas revelam que uma dieta rica em vegetais e com menos alimentos de origem animal, especialmente a carne bovina, confere benefícios à saúde e ao meio ambiente. A título de comparação, a produção de carne vermelha demanda muito mais recursos naturais, como água, e emite muito mais gases de efeito estufa (GEE) do que a produção de frango, que por sua vez demanda mais recursos e emite mais GEE do que a produção de vegetais.

Veja esse exemplo:

Se um grupo de 30 amigos que costuma fazer um churrasco por mês substituir pouco mais da metade da quantidade de carne bovina pela de frango, em um ano eles irão evitar o consumo de 1 milhão de litros d’água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família (4 pessoas) por 7 anos!

Segundo o relatório Dietas Baseadas no Planeta, publicado pelo WWF Internacional em 2020, se comparada com as dietas atuais, a adoção global de uma dieta sustentável (ou “planetária”) pode reduzir a perda de vida selvagem em até 46%; o uso de terras agrícolas em 41%; e as emissões de GEE diretamente relacionadas aos alimentos em pelo menos 30%.

Quanto aos benefícios sobre a saúde humana, se toda a população do mundo dobrar o consumo de alimentos saudáveis (frutas, vegetais, legumes e nozes) e reduzir pela metade o consumo de alimentos menos saudáveis (açúcares adicionados e carne vermelha), serão evitadas cerca de 11 milhões de mortes por ano, o que representa entre 19% e 24% do total de mortes entre adultos.

Portanto, o que colocamos diariamente em nossos pratos pode fazer a diferença para alcançarmos níveis desejáveis e adequados de saúde humana e de sustentabilidade ambiental.

COMO COMEÇAR

Privilegie a compra de alimentos orgânicos: consumir esses alimentos é apoiar a preservação dos ecossistemas, a não utilização de agrotóxicos, a remuneração justa de pequenos agricultores e preços mais acessíveis ao consumidor final.
Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes: diversifique o cardápio! Existem diversas receitas com frutas, verduras e legumes que podem ser facilmente preparadas e são super saborosas.
Consuma cereais integrais: inclua na dieta alimentos como arroz integral, macarrão integral, quinoa e centeio, entre outros, e reduza o consumo de cereais refinados, como arroz branco e macarrão de farinha refinada.
Reduza o consumo de carne, especialmente a bovina: não há necessidade de radicalismo. Comece aos poucos, mas comece já! Escolha um ou dois dias da semana para substituir a carne bovina por fontes vegetais de proteína. As melhores opções são feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja.
Pesquise mais sobre dietas saudáveis e sustentáveis: apesar de parecer complexa, tais dietas evitam a repetição do mesmo grupo ou tipo de alimentos, garantindo uma diversidade de nutrientes e de produções no campo. Elas também desestimulam o consumo excessivo de qualquer grupo de alimentos, em especial os com alto impacto ambiental associado e de fortes indícios de prejuízo à saúde.
CARDÁPIO DE INSPIRAÇÕES
O que você come muda o mundo
O vídeo (3 min) produzido pelo WWF-Brasil destaca a importância dos hábitos e das escolhas individuais para o alcance de um sistema alimentar mais sustentável, que seja bom para as pessoas e para o planeta.
Sustentarea-USP
O vídeo (3 min) traz a pesquisadora Aline Carvalho, do Sustentarea-USP explicando de maneira rápida e fácil o conceito de dietas sustentáveis.
Comida que sustenta
O podcast promovido pela equipe do Sustentarea-USP tem episódios que falam de alimentação sustentável e realçam a importância — nutricional e cultural — dos alimentos produzidos no Brasil.
Dietas baseadas no planeta
A plataforma do WWF aborda os conceitos e os benefícios da adoção de dietas sustentáveis. Ela contém uma calculadora interativa que permite calcular o impacto da sua dieta e projetar como o planeta seria afetado se o seu consumo de alimentos fosse diferente.
Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável
O site da coalizão possui uma biblioteca de referências com artigos, pesquisas e publicações relevantes sobre dietas sustentáveis.
E-book Primeiros Passos: Alimentos
Confira o e-book caprichosamente feito para entregar a você as principais dicas sobre consumo consciente de alimentos.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.