loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Armazene corretamente os alimentos

Nós, consumidores, corremos o risco de desperdiçar alimentos em casa por falta de atenção em um processo que pode ser muito simples: o armazenamento dos produtos. Cada alimento demanda um ambiente ideal e sua vida útil depende de fatores como temperatura, umidade, oxigênio e o recipiente em que está guardado.

Na geladeira, por exemplo, existem locais mais indicados para colocar determinados produtos. A parte de cima, na qual a temperatura geralmente é mais alta, é ideal para alimentos mais perecíveis. Já a parte mais baixa, que costuma ser uma gaveta, é indicada para verduras e legumes. O meio do eletrodoméstico pode ser utilizado para os alimentos prontos para o consumo.

A leitura dos rótulos das embalagens tem parcela importante nesse processo: ali encontramos informações como a data de validade do produto, a melhor maneira de armazená-lo e o tempo de consumo após a sua abertura, no caso dos industrializados.

A partir da data de validade você pode organizar melhor a geladeira, armários e prateleiras, colocando na frente os alimentos com data mais próxima e no fundo os com data mais distante. Isso faz com que você use os produtos antes de eles expirarem, evitando desperdícios.

COMO COMEÇAR

Deixe alimentos frescos à vista: se eles ficam “escondidos” passam a ter maiores chances de estragar por não serem utilizados no tempo adequado, além de poder levar você a comprar algo que já tenha.

Adote a metodologia FIFO: ela quer dizer “first in, first out” (em tradução livre, “primeiro a entrar, primeiro a sair”) e pode ser adotada para organizar a despensa, armários ou prateleira: alimentos mais antigos devem ser os primeiros a saírem do estoque, portanto vão na frente, enquanto os mais novos ficam atrás.

Mantenha a organização da geladeira: o sistema FIFO serve também para organizar alimentos na geladeira. E mais uma dica: evite guardar alimentos facilmente perecíveis na porta, pois como a temperatura dessa parte se altera com maior frequência, eles podem estragar e serem desperdiçados.
Armazene alimentos em recipientes transparentes: com isso, você vê o conteúdo deles com mais facilidade e não se esquece de usar um ou outro alimento antes de vencer ou estragar.
Se atente às informações das embalagens: é importantíssimo entender qual data se refere à validade, quais são as indicações de armazenamento do fabricante e de consumo após aberto. Uma leitura adequada do rótulo ou da embalagem ajudará a manter esses alimentos organizados da melhor maneira.
CARDÁPIO DE INSPIRAÇÕES
É de Casa
O vídeo (8 min) traz uma nutricionista ensinando a armazenar corretamente os alimentos no armário e na geladeira, prestando atenção na data de validade para planejar em quanto tempo devem ser utilizados.
Ecycle
O site sugere formas de higienização e armazenamento de verduras, indicando os recipientes mais adequados para estender a vida útil desses alimentos.
Casa GNT

O vídeo (6 min), com Micaela Góes, dá dicas de organização da despensa, como nomear os alimentos, reunir em diferentes grupos e colocar os produtos novos atrás, para que os antigos sejam utilizados primeiro.

Love Food Hate Waste
A plataforma (em inglês) da Wrap UK possui um glossário de A-Z de alimentos para o consumidor consultar a melhor forma de armazenar cada um: se o alimento pode ser congelado, como mantê-lo fresco, além de trazer dicas de receitas em que ele pode ser utilizado.
E-book Primeiros Passos: Alimentos
Confira o e-book caprichosamente feito para entregar a você as principais dicas sobre consumo consciente de alimentos.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.