
A urina humana é composta 95% por água e 5% por substâncias não nocivas, como ureia e sal. Dito isso, você pode muito bem usar o momento do banho, quando está consumindo água do chuveiro, para fazer xixi e economizar um acionamento de descarga por dia, que gasta de 6 a 12 litros d’água.
Ter vontade de urinar debaixo de água corrente do chuveiro não acontece só com você, é algo comum na fisiologia humana. Isso porque o som da água bate em nosso corpo como um aviso de que a bexiga está cheia e porque a situação do banho deixa as pessoas confortáveis e relaxadas, o que estimula o esfíncter uretral, estrutura muscular que controla a capacidade humana de segurar a urina.
Portanto, é hora de adotar a prática do xixi no banho.
Veja esse exemplo:
COMO COMEÇAR
Coloque um post it no box escrito “xixi no banho”: assim, quando estiver se preparando para entrar no chuveiro, vai se lembrar de fazer xixi ali, e não no vaso sanitário. Deixe o bilhete até a prática virar um hábito.
Faça xixi logo no início do banho: você evita que o contato da urina com os pés leve ao aparecimento de frieiras e que o excesso de urina seja absorvido pelo rejunte do piso do banheiro, dificultando a higienização.
MERGULHE FUNDO
Um e-book completinho, recheado de informações sobre o impacto dos atos de consumo consciente para a preservação da água.