
O chuveiro pode representar um enorme gasto de água de uma residência se os moradores não adotarem comportamentos cotidianos de consumo consciente. Um banho de 15 minutos em um chuveiro elétrico moderno consome, em média, 135 litros d’água.
Tomar banhos longos e usar o tempo no chuveiro para refletir sobre como foi o dia e sobre as tarefas pendentes são hábitos que contribuem significativamente para o desperdício de um dos recursos mais essenciais para a humanidade: a água tratada.
Veja esses exemplos:
COMO COMEÇAR
Se o seu chuveiro for muito antigo, invista em um novo: chuveiros mais antigos são menos econômicos, consumindo, em média, de 18 a 20 litros de água por minuto. Já um chuveiro elétrico mais moderno consome a metade disso, cerca de 9 litros por minuto.
Se seu chuveiro for a gás, utilize um balde para recolher a água que cai enquanto ele aquece: essa água pode ser reutilizada em outras tarefas domésticas.
Reduza o tempo até o chuveiro esquentar: organize os horários dos moradores da casa para que tomem banho em sequência. Assim, o aquecimento da água é mais rápido e o gasto do recurso é menor.
Não use o tempo de banho para fazer a barba, escovar os dentes ou se depilar: para essas atividades, utilize uma bacia ou um copo d’água, fora do horário de banho.
Instale redutores de vazão de água no chuveiro: essas pequenas peças diminuem consideravelmente o gasto de água, podendo gerar economia de até 80%.
MERGULHE FUNDO
Ampulheta de banho
Toda Gota Conta
Campanha da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) do Rio de Janeiro, de 2015, teve Marco Nanini protagonizando um vídeo que convida as pessoas a diminuírem o tempo no banho.