loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Reduza o tempo de banho

O chuveiro pode representar um enorme gasto de água de uma residência se os moradores não adotarem comportamentos cotidianos de consumo consciente. Um banho de 15 minutos em um chuveiro elétrico moderno consome, em média, 135 litros d’água.

Tomar banhos longos e usar o tempo no chuveiro para refletir sobre como foi o dia e sobre as tarefas pendentes são hábitos que contribuem significativamente para o desperdício de um dos recursos mais essenciais para a humanidade: a água tratada.

Veja esses exemplos:

Se 4 pessoas de uma família reduzirem 1 minuto do tempo diário do seu banho de chuveiro, ao final de 1 mês terão poupado uma quantidade suficiente de água para lavar todas as suas roupas na máquina durante esse mesmo mês.
Se todos os cariocas reduzirem 1 minuto do tempo do seu banho diário, será poupado um volume de água suficiente para encher, diariamente, 8 vezes o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), o maior aquário da América do Sul, com 4,5 milhões de litros de água.

COMO COMEÇAR

Restrinja seu tempo de banho: 5 minutos são suficientes para uma pessoa tomar um banho de chuveiro. E o gasto de água pode ser ainda menor fechando a torneira ao se ensaboar e ao lavar o cabelo.

Se o seu chuveiro for muito antigo, invista em um novo: chuveiros mais antigos são menos econômicos, consumindo, em média, de 18 a 20 litros de água por minuto. Já um chuveiro elétrico mais moderno consome a metade disso, cerca de 9 litros por minuto.

Se seu chuveiro for a gás, utilize um balde para recolher a água que cai enquanto ele aquece: essa água pode ser reutilizada em outras tarefas domésticas.

Reduza o tempo até o chuveiro esquentar: organize os horários dos moradores da casa para que tomem banho em sequência. Assim, o aquecimento da água é mais rápido e o gasto do recurso é menor.

Não use o tempo de banho para fazer a barba, escovar os dentes ou se depilar: para essas atividades, utilize uma bacia ou um copo d’água, fora do horário de banho.

Instale redutores de vazão de água no chuveiro: essas pequenas peças diminuem consideravelmente o gasto de água, podendo gerar economia de até 80%.

MERGULHE FUNDO

Ampulheta de banho

Essa pecinha com preço super acessível pode ser colada à parede do box para ajudá-lo a controlar o tempo gasto no chuveiro.
Manual do Mundo
O vídeo (8 min) explica como economizar água no banho e o quanto você pode conseguir de economia seguindo certas dicas.
Water Corporation
O vídeo (5 min, em inglês) mostra que é suficiente tomar banho em 4 minutos, ainda que isso pareça pouco.

Toda Gota Conta

Campanha da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) do Rio de Janeiro, de 2015, teve Marco Nanini protagonizando um vídeo que convida as pessoas a diminuírem o tempo no banho.

E-book Primeiros Passos: Água

Um e-book completinho, recheado de informações sobre o impacto dos atos de consumo consciente para a preservação da água.

Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.