loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Otimize a lavagem de suas

Poder contar com uma máquina de lavar roupas em casa é muito prático. Mas não se pode esquecer que seu funcionamento demanda energia elétrica e um volume de água considerável, que representa aproximadamente 11% do consumo residencial diário de água.

Por isso, juntar o máximo de peças possível antes de iniciar um novo ciclo de lavagem pode representar uma grande economia desse recurso ao longo do tempo. Assim como reduzir a frequência das lavagens.

Veja esse exemplo:

Se todos os brasileiros passarem a lavar uma calça jeans quinzenalmente ao invés de semanalmente, em 1 ano será economizada água suficiente para encher 60 vezes o estádio do Maracanã.

COMO COMEÇAR

Esteja ciente da capacidade da sua máquina e procure utilizá-la corretamente: junte o máximo de peças possível antes de iniciar um ciclo de lavagem, pois isso reduz a quantidade de ciclos necessários, poupa água e sabão e gera uma economia para você.
Ajuste o nível de água na máquina: ele deve ser adequado à quantidade de peças que você irá lavar. Se não for possível utilizar a máquina em sua capacidade máxima, utilize a função “economia”.
Reduza a frequência de lavagens: evite lavar uma peça de roupas mais vezes do que é preciso. Você, provavelmente, lava uma calça jeans mais do que o necessário.
Mantenha a máquina sempre limpa: lavadoras sujas podem manchar as roupas e, consequentemente, demandar uma repetição do processo de lavagem.

MERGULHE FUNDO

Organize Sem Frescura

Vídeo (2 min) mostra como lavar roupas de forma adequada, sem prejuízo para o funcionamento da lavadora e para a qualidade das peças, e ainda economizando água.

Uol

Reportagem responde a uma série de dúvidas dos consumidores quanto ao uso das máquinas de lavar, apresentando um guia sobre o peso de cada peça de roupa para ajudar a calcular a quantidade de itens a serem colocados a cada ciclo de lavagem.

Selo Procel de Eficiência Energética
Disponibiliza para o consumidor tabelas com informações dos produtos etiquetados, como uma lavadora de roupas, informando o consumo total de água, o tempo do ciclo e a eficiência de centrifugação e lavagem. As informações são atualizadas periodicamente, classificando os melhores modelos e incentivando os fabricantes a orientar o consumidor no ato da compra.
E-book Primeiros Passos: Água

Um e-book completinho, recheado de informações sobre o impacto dos atos de consumo consciente para a preservação da água.

Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.