loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Não descongele alimentos em água corrente

Congelar alimentos é uma maneira de evitar o desperdício e garantir praticidade nas refeições. E, ainda bem, quase tudo pode ser congelado. Porém, no descongelamento, é importante tomar alguns cuidados para preservar a qualidade dos alimentos e evitar a perda de recursos naturais.

No lugar da água corrente, opte por descongelar o que precisa em uma bacia com água, que utilizará um volume muito menor desse recurso. Melhor ainda: planeje o preparo da refeição e tire do freezer com antecedência o que for usar, assim, o alimento descongela sem uso de água.

Um pedaço de carne, por exemplo, pode demorar de 6 a 12 horas para descongelar dentro da geladeira sem gastar água. Usando uma bacia, esse tempo cai para 2 ou 3 horas com o uso de 1 ou 2 litros de água. Em água corrente, o descongelamento ocorre entre 5 e 15 minutos, dependendo do tamanho da carne, mas o gasto de água é de cerca de 70 litros a cada 5 minutos.

Veja esse outro exemplo:

Ao substituir diariamente o descongelamento de alimentos em água corrente pela bacia com água fria, em 1 ano você poupa uma quantidade de água suficiente para cozinhar uma quantidade de arroz capaz de alimentar uma família de 4 pessoas por mais de 10 anos e meio.

COMO COMEÇAR

Privilegie o descongelamento natural: planeje o cardápio da semana para facilitar a organização da retirada de alimentos do freezer com antecedência e o seu descongelamento dentro da geladeira, opção mais segura e que gasta água. Você pode também congelar os alimentos em porções menores, o que vai acelerar tanto o congelamento quanto o descongelamento.

Prefira a bacia à água corrente: quando precisar descongelar um alimento em um curto espaço de tempo, use uma bacia com água, alternativa mais sustentável que deixá-lo sob água corrente. Não se esqueça de colocar os alimentos em um saco bem fechado antes de imergi-los.
Use o micro-ondas corretamente: selecione o modo degelo apenas se for necessário um descongelamento imediato. E lembre-se: um alimento descongelado não deve ser congelado novamente.

MERGULHE FUNDO

#águapedeágua

Vídeo (1 min) da campanha do Akatu mostra dicas bacanas sobre como poupar água na hora de descongelar alimentos.

Panelinha

Vídeo (2 min) traz Rita Lobo lendo trechos de seu livro com dicas de como congelar e descongelar alimentos, ressaltando a diferença entre freezer e geladeira e mostrando truques para separar os alimentos em saquinhos.

Let’s Save 10L Water
Campanha de Hong Kong com o mote “Vamos Salvar 10 Litros de Água” já atingiu mais de 80 mil adeptos mobilizando-os a economizar água nas atividades diárias, dentre elas o descongelamento de alimentos.
E-book Primeiros Passos: Água

Um e-book completinho, recheado de informações sobre o impacto dos atos de consumo consciente para a preservação da água.

Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.