loader image
Primeiros Passos
CONFIRA TODAS AS FORMAS DE AGIR
1 2 3 4
5 6 7 8
9 10    
Resíduos

No Brasil, cerca de 1/3 dos resíduos domésticos são compostos por embalagens. Esse montante equivale a cerca de 25 mil toneladas de embalagens de plástico, papel, vidro e alumínio, entre outros, destinadas aos aterros do país todos os dias.

É bom deixar claro que as embalagens têm seu lado positivo. Elas surgiram com um importante propósito de transporte (evitar danos aos produtos) e conservação (manter alimentos frescos por mais tempo) até o momento do consumo. Por outro lado, o crescimento da demanda por produtos causou também o aumento no volume de resíduos, que em parte se dá por exageros na quantidade de embalagem dos itens alimentícios.

Um hábito comum dos supermercados é embalar com plástico frutas e legumes fatiados, descascados e até em porções individuais, mesmo quando esses alimentos não necessitam de proteção. Apesar do apelo pela praticidade, em certos casos isso representa a geração de resíduos de difícil reutilização e reciclagem, um grande problema para o meio ambiente e para o bolso do consumidor, que muitas vezes paga mais caro pelo produto, cujo preço leva embutido o custo da embalagem.

Hoje, quase todos nós temos contato diário com embalagens de uso único de alimentos e bebidas. E mesmo se todas elas fossem destinadas corretamente, a reciclagem sozinha não conseguiria acompanhar o ritmo da geração de resíduos.

COMO COMEÇAR

Evite comprar produtos com excesso de embalagem: fique atento aos rótulos, pois algumas empresas comunicam no próprio produto quando há redução na embalagem, algo a ser considerado no momento da compra.
Opte por produtos concentrados ou por refil: itens de limpeza e de higiene concentrados cumprem a mesma função dos diluídos e têm a vantagem de possuir embalagens menores. Opções em refil também vêm em embalagens menores ou que utilizam menos matérias-primas.
Prefira um produto grande a dois pequenos: ao escolher produtos que possuam versões “maiores”, onde é possível adquirir apenas uma unidade, ao invés de repetidas vezes versões menores, você leva para casa uma embalagem só. No entanto, certifique-se que esse tamanho maior será consumido antes da validade, para que não haja desperdício.

Privilegie produtos in natura sem embalagem: alimentos que muitas vezes são ofertados em embalagens excessivas ou desnecessárias também são encontrados sem embalagem alguma. Ao optar por essa alternativa você reduz o consumo de embalagens e pode comprar a quantidade suficiente para seu consumo, uma vez que os embalados já vêm em quantidades pré-determinadas.

Questione as empresas sobre o uso excessivo de embalagens: cobre delas uma atitude ativa e positiva sobre o tema. Lembre-se que todo consumidor é um agente de transformação, com poder de influência sobre empresas e governos.

RECICLE SUAS IDEIAS
Projeto #Colabora
Um vídeo (3 min) que fala sobre o excesso de embalagens plásticas no supermercado. Mostra exemplos e comenta iniciativas internacionais que combatem esse excedente, mas ressalta que o principal problema é o excesso em si, não as embalagens.
BossDT
Vídeo (4 min, em inglês) que mostra diversos exemplos absurdos de produtos que vêm com embalagem em exagero, de forma a conscientizar o consumidor no momento da compra.
#DesnudaLaFruta
A iniciativa espanhola visa conscientizar pessoas, empresas e varejos sobre o problema de alimentos embalados desnecessariamente. Os consumidores tiram fotos das frutas e legumes embalados e postam nas redes sociais mencionando a empresa responsável, a fim de trazer à tona essa problemática, divulgando para a sociedade e cobrando publicamente uma atitude dos responsáveis.
E-book Primeiros Passos: Resíduos
Que tal conferir outras dicas sobre consumo consciente e resíduos? Nosso e-book está cheio delas e vai ajudá-lo a colocar em prática hábitos que geram impacto positivo.
Quero baixar
Por favor, preencha os dados para baixar o seu e-book.